22/08/2023



Geral

Paraná tem 1º comitê para logística reversa

imagem-88724

Da Redação, com assessoria 

O Paraná tem o primeiro Comitê Gestor do país para colocar em prática as ações do plano de logística reversa da construção civil, com a correta destinação e aproveitamento dos resíduos produzidos pelas obras. A primeira reunião do grupo, na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), nesta segunda feira (23), contou com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ricardo Soavinski.

O comitê é fruto de um acordo do Governo do Estado com os sindicatos da construção civil do Paraná: Sinduscon-PR, Sinduscon-Noroeste, Sinduscon-Oeste e Sinduscon-Norte, que elaboraram o Plano de Logística Reversa do setor. “Logo teremos bons resultados para divulgar e comemorar, num trabalho que servirá de modelo para outros estados” disse Soavinski.

O comitê tem caráter deliberativo e é composto por representantes do Governo, Sinduscon-PR, Fiep e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). “Como aqui é o primeiro Estado a ter um comitê de logística reversa do setor, queremos acompanhar o que será feito para replicar em outras regiões”, disse a assessora da Comissão do Meio Ambiente da CBIC, Mariana Silveira Nascimento.

De acordo com o sindicato, as obras formais representam 25% do volume de resíduos do setor e o restante é produzido por obras informais e reformas. Em outubro do ano passado o sindicato entregou seu plano de logística reversa, que foi aprovado pela secretaria estadual do meio ambiente. Agora, serão articuladas as ações que colocarão em prática as medidas de curto, médio e longo prazo.

O Estado conta com 21 termos de compromisso de logística reversa assinados com diferentes setores.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo