22/08/2023
Cotidiano Em Alta Paraná Saúde

Paraná tem 3 casos suspeitos de intoxicação por metanol

Os novos casos são de uma mulher de 31 anos de Foz do Iguaçu e de um homem de 71 anos de Curitiba. Outro homem de 60 anos da capital aguarda confirmação

Intoxicação por metanol aumenta em todo o Brasil (Foto: Reprodução/Pixabay)

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) notificou o Ministério da Saúde neste sábado (4) sobre mais dois casos suspeitos de intoxicação por metanol no Estado, após ingestão de bebida alcoólica. Agora o Paraná soma três casos em investigação.

Os novos pacientes são uma mulher de 31 anos residente de Foz do Iguaçu e um homem de 71 anos residente de Curitiba. Eles fizeram ingestão de bebida alcoólica destilada e apresentaram sintomas compatíveis com intoxicação por metanol, como dor atrás dos olhos e episódios convulsivos.

Os dois pacientes permanecem internados em serviços de saúde das respectivas cidades. Eles devem fazer coleta de material para análise laboratorial. O quadro clínico da mulher é considerado leve, enquanto do homem é grave.

PRIMEIRO CASO

O terceiro caso teve notificação nesta sexta (3), em Curitiba. trata-se de um paciente de 60 anos, que segue aguardando o resultado do exame laboratorial. A Sesa, em conjunto com os municípios acompanha a evolução clínica dos casos.

Em casos de suspeitas de intoxicação, os serviços de saúde públicos ou privados devem notificar imediatamente um dos Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná (CIATox) para orientação e conduta adequada.

Se houver ingestão de bebidas alcoólicas e sintomas de intoxicação por metanol, a orientação é buscar imediatamente atendimento de urgência em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ou hospitais.

BRASIL

Até ontem (3), o Brasil acumulava 113 notificações de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica, informou o Ministério da Saúde. As notificações incluem casos confirmados e suspeitos, além de mortes.

Bahia, Paraná e Mato Grosso do Sul notificaram os primeiros casos em investigação. Em todo o país, existem 11 casos confirmados e 102 em investigação. Do total de 113 notificações por esse tipo de intoxicação, 101 estão em São Paulo (11 confirmados e 90 em investigação), 6 casos em investigação em Pernambuco, 2 em investigação na Bahia e no Distrito Federal, além de Paraná e Mato Grosso do Sul.

Dessas notificações, 12 são de mortes. Houve uma morte confirmada no estado de São Paulo e 11 permanecem em investigação (8 em SP, 1 em PE, 1 na BA e 1 no MS).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN. @gilson_boschiero

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.