22/08/2023



Cotidiano Paraná

Paraná tem boas opções de passeio para aproveitar o Inverno

Feiras de artesanato, gastronomia típica, cidades geladas e campings são opções para desfrutar a estação

inverno_1

Dias de neve em Palmas (Foto: ANPr)

O inverno, que começou nessa sexta (21), pode ser bem aproveitado não só com recolhimento, bebida quente e sopas. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo destaca que o Paraná oferece opções diversificadas para desfrutar as belezas da estação, com ar gelado e gastronomia típica do período.

Um exemplo são as feiras de inverno, como as da Praça Osório e Praça Santos Andrade, de Curitiba. Os espaços são uma boa opção para se reunir com os amigos e experimentar pinhão, quentão e pastel quentinhos, além do artesanatos.

Morretes – Litoral do Paraná – Barreado (Foto: José Fernando Ogura/ANPr)

Em Morretes, no Litoral, uma das cidades mais antigas do Paraná, a atração é o barreado, prato típico do Paraná. Uma opção é chegar na cidade de trem da Ferrovia Curitiba – Morretes-Paranaguá, que parte da capital.

Para quem gosta de muito frio, Palmas, no Sudoeste, é o endereço certo. É a cidade mais fria do Paraná e recebe muitos visitantes que gostam de temperatura negativa e da geada que cobre de branco a paisagem.

(Foto: Divulgação)

Se a ideia é conciliar o frio com aventura e natureza, os campings localizados na Ilha de Superagui, ou em Prudentópolis, Balsa Nova e no Litoral do Paraná, por exemplo, são uma ótima opção.

A sugestão é levar família ou amigos e se divertir em volta da fogueira, assando pinhão e tomando um bom vinho ou chocolate quente. E além de tudo, alguns espaços contam com a presença de escoteiros para fazer trilhas e outras atividades em meio à natureza.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo