22/08/2023


Região Segurança

Paraná tem mais de 36 mil pessoas afetadas pelos temporais

764 pessoas estão desabrigadas e 1.874 estão desalojadas. Além disso, o temporal destruiu 26 casas no estado

(Foto: Prefeitura de Pitanga)

O balanço da Defesa Civil do Paraná informou, na manhã desta segunda (30), que pelo menos 36.237 acabaram atingidas pelas fortes chuvas no estado, nos últimos quatro dias. 764 pessoas estão desabrigadas e 1.874 estão desalojadas. Além disso, o temporal destruiu 26 casas.

De acordo com as informações do órgão, as equipes registraram danos em 54 municípios do estado. Além disso, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) informou que o Rio Iguaçu, na Região de União da Vitória e Porto Amazonas, voltou a subir e já chegou em 5,8 metros.

A Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Guarapuava informou que o município registrou mais de 190 milímetros de chuva em menos de 72 horas. Esse número representou 86% do que era esperado para o mês inteiro. Além disso, o comparativo do mês é  maior. Foram mais de 442 milímetros (até o dia 28), ou seja, quase o dobro do que era esperado pelos especialistas.

REGIÃO

Em Irati, as equipes da prefeitura estão monitorando áreas com risco de inundação. Somente de sábado (28) para domingo (29), choveu mais de 100 milímetros na cidade. Conforme a Defesa Civil, foram quatro pontos de inundação no total. O Corpo de Bombeiros ainda informou que 80 pessoas estão desalojadas.

De acordo com a Prefeitura de Palmital, a Secretaria de Educação suspendeu o serviço de transporte escolar para os alunos das comunidades rurais, até dia 1º de novembro. Isso ocorreu devido às condições das estradas, bueiros e pontes que foram afetados pelas chuvas.

Já em Prudentópolis, a Prefeitura Municipal comunicou que muitas comunidades estão sem energia elétrica por causa da dificuldade de acesso. Além disso, o município iniciou uma campanha para ajudar as vítimas das recentes chuvas. A campanha tem o objetivo de arrecadar materiais de limpeza e higiene, móveis, água potável, roupas para todas as idades, roupas de cama e banho.

Conforme a Prefeitura de Turvo, as aulas da rede municipal e estadual, e o transporte escolar, foram suspensos nesta segunda (30), também por causa das fortes chuvas.

(*Com informações do Portal G1)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo