Consolidar um espaço de incubação de empreendimentos criativos e um ambiente público de coworking na área de Economia Criativa no Estado. Este é o objetivo geral da Incubadora Paraná Criativo, espaço que será implantado em Curitiba pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Ministério da Cultura. A incubadora substitui o projeto anteriormente chamado Criativa Birô.
Os detalhes da implementação da incubadora foram apresentados em encontro realizado na semana passada, na sede da secretaria, em Curitiba, e que contou com a presença do secretário estadual da Cultura Paulino Viapiana, da coordenadora geral de ações empreendedoras da Secretaria de Economia Criativa do Ministério, Dalva Santos.
“O Paraná tem um grande potencial para desenvolver e fortalecer seus setores criativos. Este projeto cria um ambiente favorável para gerar oportunidades de negócios para empresas e talentos de todas as áreas. Contamos com parcerias que contribuirão de forma significativa para a construção desse programa dedicado à economia criativa do Estado”, destaca o secretário Paulino Viapiana.
Convênio firmado em 2012 entre o Ministério da Cultura e a secretaria estadual selecionou o Paraná como um dos estados que receberão a incubadora. Serão investidos R$ 1,2 milhão pelo governo federal, com contrapartida de R$ 300 mil do Estado.
Entre as linhas de atuação, há três pontos principais referentes às atividades que serão realizadas – eventos, cursos de formação e consultorias. “Mais do que apenas escritórios, as incubadoras serão centros de formação e fomento aos empreendedores culturais. O objetivo é que elas, além da capacitação do setor, promovam relações de troca de experiências”, comentou Dalva Santos.
A incubadora irá funcionar no espaço que abrigava a Casa João Turin, na Rua Mateus Leme, em Curitiba, e passará por reforma para adequação. O projeto, que já está sendo licitado, prevê a instalação de dois auditórios, biblioteca e salas para empresas incubadas.
Dedicado ao apoio de empreendimentos criativos, o espaço vai sediar eventos, oferecer cursos de formação e consultorias e funcionará também como primeiro espaço público de coworking na área de economia criativa no Paraná.
A previsão em que a incubadora entre em funcionamento a partir do segundo semestre de 2014. Além de cursos e palestras, estão previstos três seminários sobre o tema no interior do Estado.
Também participaram do encontro integrantes da equipe técnica da Secretaria de Estado da Cultura, responsável pelo projeto, representantes da Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral, da Paraná e Turismo e de entidades parceiras – Sesc, Cifal, Rede de Economia Criativa do Paraná (Redec), Instituto de Moda do Paraná (Imop) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).