O secretário de Saúde, Beto Preto anunciou que o Paraná terá a primeira etapa da vacina contra a covid-19 entre 20 e 31 de janeiro. De acordo com o secretário, a garantia é do ministro da Saúde, general Pazuello. Entretanto, os primeiros imunizados serão os profissionais que atuam na linha de frente atendendo pacientes infectados pelo novo coronavírus. Durante entrevista concedida nesta quarta (6) à RPC, Beto Preto disse que o Estado possui 272 mil profissionais na área da saúde. Destes, 90 mil serão os primeiros da fila.
Conforme o secretário, o cronograma da vacinação já está pronto. São 1.980 pontos de armazenamento espalhadas pelo Paraná. Todas as salas já equipadas com refrigeradores para a conservação das doses. De acordo com o governador Ratinho Junior, o Paraná possui perto de nove milhões de seringas e agulhas. Esse número será para o começo da vacinação.
SELO DA ANVISA
Embora ainda não tenha uma vacina liberada pela Anvisa, Beto Preto disse que vai aplicar as vacinas que estiverem no Plano Nacional de Imunizações (PNI) do governo federal. Assim sendo, o Ministério da Saúde vai nos trazer as vacinas. “Pode ser da CoronaVac, pode ser da Pfizer, da Moderna, da Sputnik, mas já estamos preparados para vacinar. Qual vai ser a marca, a origem da vacina? Não sei, mas vamos verificar isso”. Entretanto, segundo o secretário, a vacina tem que ter o selo de qualidade da Anvisa.
De acordo com o governador, o Paraná possui nove milhões de seringas e agulhas. “O Estado do Brasil que ais possui seringas e agulhas, além 1.980 pontos de vacinação que já estão organizados e com equipe para começar a vacinação”.
Leia outras notícias no Portal RSN.