22/08/2023



Geral

Paraná vai abrir concurso parar 2.114 profissionais na Saúde

imagem-97265

* Da Redação

O Governo do Paraná anunciou nessa quinta feira (12) que vai abrir concurso público para contratação de 2.114 profissionais para a Secretaria de Estado da Saúde. A decisão foi anunciada na reunião da Comissão de Política de Pessoal, que reúne as secretarias da Fazenda, Planejamento, Administração e Casa Civil. 

De acordo com a Agência Estadual de Noticias, o concurso só será possível porque foi aprovada a transferência das vagas remanescentes do antigo Quadro Próprio do Poder Executivo, a que eram vinculados os profissionais da Secretaria da Saúde, para o Quadro Próprio dos Servidores da Saúde (QPSS), uma antiga reivindicação da categoria que se tornou realidade em 2014. 

“A criação do QPSS foi uma grande conquista que está sendo aperfeiçoada. Existem alguns ajustes necessários para alguns servidores e eles estão sendo feitos”, disse o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto. 

O secretário informou que o concurso será efetivado em etapas e que a partir de agora serão desencadeados os trâmites necessários para a definição de datas e regras para as provas. 

“O importante é saber que poderemos contratar mais de 2 mil novos profissionais nos próximos anos para recompor a força de trabalho das regionais de saúde, hospitais, laboratórios e demais órgãos vinculados à secretaria”, ressaltou. 

APOSENTADORIA

Entre os ajustes necessários no QPSS estão processos de aposentadoria de alguns servidores. A Comissão de Política de Pessoal se comprometeu a reavaliar alguns pedidos de aposentadoria que retornaram à Sesa por conta da mudança de quadro. A análise será feita na reunião de setembro. 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo