22/08/2023



Cotidiano Paraná Saúde

Paraná vai aplicar quarta dose da covid-19 em idosos acima de 80 anos

Municípios aplicarão as doses assim que chegarem. Sesa pleiteia que reforço se estenda para toda população acima de 18 anos

vacina_22_0

População acima de 80 anos deve receber quarta dose contra a covid-19 (Foto: José Fernando Ogura/AEN)

Os gestores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e das secretarias municipais de Saúde aprovaram nessa quinta (24), uma nova orientação de vacinação. Agora, o Estado vai iniciar a aplicação da quarta dose de reforço da covid-19 em idosos acima de 80 anos.

A decisão foi tomada durante uma reunião e seguiu a recomendação do Ministério da Saúde, anunciada na quarta (23), por meio da Nota Técnica 20/2022. Assim, a campanha envolve os 399 municípios responsáveis pela aplicação das doses em idosos, conforme o envio dos lotes por parte do governo federal.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto o processo de vacinação é dinâmico. Já que seguir as recomendações dos órgãos competentes garante mais proteção à população.

Devemos estender a quarta dose para população acima de 80 anos, mas estamos pleiteando no PNI que possamos estender para toda a população acima de 18 anos, de forma decrescente.

OUTROS TEMAS

Além disso, a reunião dos gestores também debateu sobre outras imunizações, como a BCG. O setor de Imunização da Sesa propôs uma oficina de multiplicadores para a vacina BCG. Desse modo, haverá a replicação da oficina em todas as Regionais de Saúde, assegurando a busca ativa, para que nenhum recém-nascido deixe de ser imunizado nos primeiros dias de vida. Com a aprovação, por unanimidade, a capacitação terá início no dia 3 de maio.

Inclusive, os membros aprovaram a nova Linha Guia de Cuidado Materno-Infantil do Paraná. Na 8ª edição, a proposta aumenta o valor do repasse para parto de risco habitual em 100% do praticado atualmente. Além desse aumento, houve o anúncio de cerca de R$ 30 milhões que serão aplicados na Rede de Atenção Materno Infantil.

Na mesma reunião, os participantes também aprovaram a indicação de hospitais do Estado para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Como também a homologação dos municípios que receberão a Telecardiologia e um serviço de telediagnóstico. O serviço disponibiliza laudos de eletrocardiograma on-line, além do custeio de ações de vigilância, prevenção e controle das IST’s/Aids e hepatites virais, do grupo de Vigilância em Saúde.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo