22/08/2023
Cotidiano Paraná Saúde

Paraná vai começar a vacinar adolescentes, anuncia o governador

Conforme a Sesa, o público alvo são os adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades e jovens de 17 anos sem comorbidades

RATINHO

Governo se reúne e define pela vacina para adolescentes acima de 12 anos (Foto: Américo Antônio/SESA)

O Paraná vai começar a vacinar adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades e jovens de 17 anos sem comorbidades. A definição ocorreu nesta terça (21) em reunião da Secretaria de Estado da Saúde com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) e a Associação dos Municípios do Paraná (AMP).

Entretanto, o anúncio formal foi feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Toda a campanha de vacinação está sendo construída com base no diálogo no Paraná. Agora, vamos começar a vacinação nos adolescentes com comorbidades e a partir da semana que vem naqueles sem comorbidades de 17 anos.

Conforme a normativa, a campanha para aqueles com alguma comorbidade será em ordem decrescente. E levando em consideração deficiências permanentes, gestantes e puérperas, indígenas e privados de liberdade.

A orientação ainda será deliberada na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) nesta quarta (22), com previsão de início efetivo na quinta (23). Na reunião, as entidades também decidiram que a próxima terça (28) marcará o início da vacinação de adolescentes, exclusivamente de 17 anos, sem comorbidades. No entanto, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto disse que o andamento para as demais faixas etárias será viabilizado. Porém, desde que o Ministério da Saúde reavalie o posicionamento e inclua a imunização deste público sem condições pré-existentes no PNI.

De acordo com o secretário Beto Preto, este é o primeiro passo para iniciar a imunização deste público que já está amparado pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI).  “Os municípios sinalizaram que existe a possibilidade deste avanço. Agora esperamos em conjunto, que o Ministério da Saúde reveja essa posição e que todos possamos avançar na vacinação também, dos adolescentes em geral”.

Conforme a Sesa, os municípios devem utilizar doses remanescentes da reserva técnica, exclusivamente do imunizante Pfizer/BioNTech. Isso porque não houve, ainda, repasse de doses destinadas para este público por parte do Ministério da Saúde. A orientação ainda será deliberada na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) nesta quarta (22), com previsão de início efetivo na quinta (23).

RECOMENDAÇÃO

Também foi definido que os municípios que ainda não terminaram a vacinação da população acima de 18 anos devem aplicar preferencialmente o imunizante da CoronaVac como primeira e segunda dose. Conforme a Sesa, o Estado recebeu os imunizantes e tem a garantia do fechamento do esquema vacinal.

O presidente do Cosems/PR e secretário de Saúde de Mangueirinha, Ivoliciano Leonarchik, disse há um pedido para que os 399 municípios cumpram a recomendação estadual. “Pedimos que os gestores sigam essa orientação e não tomem decisões isoladas. Fizemos uma ampla discussão e oportunizamos essa pactuação também com os pequenos municípios”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.