Começa ainda nesta semana no Paraná, a aplicação da dose de reforço contra a covid-19 em adolescentes. Desse modo, uma nova remessa de vacina deve chegar nesta quarta (1°). A vacinação se faz necessária já que o Governo Federal informou que existe uma tendência de redução da efetividade das vacinas contra a covid-19 com o passar do tempo.
De acordo com o documento da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 (Secovid), o imunizante recomendado deve ser da plataforma de RNA mensageiro (Pfizer). Isso independente da vacina utilizada anteriormente.
RECOMENDAÇÃO
Além dessa, se não tiver a Pfizer, os adolescentes podem receber a vacina inativada Coronavac. A aplicação deve ocorrer após quatro meses da última dose do esquema vacinal primário. Na última sexta (27), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu a Nota Técnica nº 35/2022 do Ministério da Saúde recomendando a dose de reforço para adolescentes de 12 a 17 anos.
Dessa forma, após receber a nova orientação do Ministério da Saúde, a Sesa replicou a informação para as Regionais de Saúde. Assim, a Secretaria solicitou aos municípios que confiram os estoques disponíveis da vacina da farmacêutica norte-americana. No entanto, aqueles que precisarem de mais doses, devem oficializar o pedido para o Estado.
NOVAS DOSES
Anteriormente a dose de reforço era direcionada somente para pessoas acima de 18 anos. Porém, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) foi alterado. Agora, deve-se utilizar os imunizantes disponíveis para garantir o reforço para todos.
Conforme as informações, alguns municípios já anunciaram o cronograma de chamada dos adolescentes para a dose de reforço. Em Guarapuava, a Secretaria da Saúde suspendeu a vacinação no público de 12 a 17 anos. Isso porque as doses estão em falta, mas assim que houver novas doses, a Prefeitura vai comunicar pelas redes sociais.
O secretário de Estado da Saúde, César Neves, destacou a importância do apoio das equipes municipais.
Precisamos que os municípios continuem seguindo as orientações. E, principalmente, reforçando as ações de vacinação para atingirmos o maior número de pessoas. A vacinação é nossa maior ferramenta no combate à doença.
Leia outras notícias no Portal RSN.