Toledo – Uma das vencedoras da etapa paranaense do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, Geni Theobald, presidente da Cooperativa de Mulheres Empreendedoras Sociais em Ação (Coopermesa), sediada em Toledo, região oeste do Paraná, foi selecionada para concorrer à etapa nacional do Prêmio, que reconhece exemplos de mulheres empreendedoras, em todo o Brasil. A cerimônia de premiação será realizada em Brasília, no dia 8 de abril.
O resultado, com os nomes das finalistas, foi divulgado no início do março pelo Sebrae Nacional, que selecionou entre as vencedoras nos estados, nas cinco regiões do País, as melhores experiências em empreendedorismo feminino, em duas categorias: “Negócios Coletivos” e “Empresária”. A presidente da cooperativa em Toledo concorre à etapa nacional na categoria “Negócios Coletivos”, mesma categoria na qual foi vencedora na etapa do Paraná.
Geni Theobald coordena os trabalhos e o talento de 22 mulheres, que transformam malotes e uniformes usados, que já não apresentam condições de uso pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, em novos produtos, como bolsas, mochilas, jaquetas e outras peças. A Coopermesa é um exemplo de como o trabalho cooperado pode transformar a vida e a realidade de muitas famílias.
A matéria-prima para as atividades da Coopermesa vem dessa parceria bem-sucedida com os Correios, por meio do projeto Eco Postal, um programa socioambiental com geração de emprego e renda. A presidente da Coopermesa explica que, no caso dos malotes usados, 95% do material são aproveitados. "Nossa clientela para essas bolsas e mochilas são, principalmente, os estudantes que perceberam a importância de reutilizar um produto. Uma ideia que eles compraram e passaram a usar como um produto ecologicamente correto", explica Geni.
Além de contribuir para o processo de preservação ambiental, a cooperativa também está sendo fundamental para transformar a vida dessas 22 mulheres. "Temos pessoas que trabalham com a gente, desde a costura até o atendimento ao público, com idade entre 22 a 75 anos. A Coopermesa está oportunizando a essas mulheres uma nova chance para ingressar no mercado de trabalho e, também, está mostrando a outras mulheres que isso é possível", avalia Geni. “Com a cooperativa, essas mulheres podem chegar em casa e pagar uma conta de água ou de luz. E isso já faz uma grande diferença", salienta a presidente.
O coordenador estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, André Rossi, ressalta que a liderança de Geni Theobald é um exemplo da força de empreendedorismo feminino. “Além do trabalho socioambiental realizado pela cooperativa, a Coopermesa também possibilita a geração de renda para muitas mulheres, uma forma de incluir essas empreendedoras no mercado de trabalho e garantir um futuro mais digno pra elas”, diz André Rossi.
Seleção
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é dividido em duas categorias: “Empresária” e “Negócios Coletivos”. A premiação tem etapas estadual, regional e nacional. As duas vencedoras na categoria estadual concorrem à seleção regional, quando são selecionadas as 20 finalistas nacionais, duas de cada categoria das cinco regiões brasileiras. Destas saem as duas vencedoras nacionais – uma de cada categoria. Elas recebem troféu ouro e ganham viagem internacional. As outras oito primeiras classificadas recebem troféu prata e as dez restantes ganham troféu bronze. As dez primeiras finalistas ainda participam de um seminário sobre gestão, em São Paulo, promovido pela FNQ.
Porém, nesta edição, ao invés de 20 serão 22 finalistas, numa situação inédita na premiação. Isso ocorreu porque houve empate técnico de duas finalistas das regiões nordeste e norte. “Decidiram que todas seriam levadas à banca examinadora e tratadas como finalistas, recebendo o reconhecimento e o troféu. Este é um fato inédito em todos estes ciclos, mas passível de acontecer e decidiu ser respeitado”, explica André Rossi, do Sebrae/PR.
Além de Geni Theobald, a empresária Lilian Taques Fonseca Buzato, de Ponta Grossa, também venceu a etapa paranaense do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, na categoria ‘Empresária’. No Paraná foram 334 histórias inscritas na premiação, que está na sua sexta edição. Porém, entre as vencedoras no Estado, a banca examinadora selecionou apenas a experiência da presidente da Coopermesa para concorrer à etapa nacional. Já a outra finalista da Região Sul, na categoria ‘Negócios Coletivos’, é Aldanete Soares Ferreira, de Santa Catarina. “O Paraná emplacou mais uma vez uma candidata, aprovada na etapa regional, e que agora é finalista nacional. Geni Theobald tem grandes chances de se consagrar a vencedora nacional do Prêmio”, afirma confiante, André Rossi.
Exemplo paranaense
Na última edição do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, a empresária Maria José do Nascimento, de Peabiru, município na região noroeste do Paraná, venceu a etapa nacional, na categoria “Proprietária de Micro e Pequena Empresa”. Maria José foi reconhecida por ter transformado a pequena empresa familiar KL Reymann, criada em 1995, em uma fábrica com cerca de 80 empregados e 180 clientes em todo o Brasil.
Formada em Letras, Maria José do Nascimento, da KL do Brasil Componentes Elétricos Ltda começou a trabalhar aos 11 anos, quando foi morar em São Paulo. Deu duro até que conseguiu o primeiro emprego com carteira assinada, no ‘chão de fábrica’ de uma empresa do ramo de resistências elétricas. Antes disso, foi babá e fez faxina, enquanto concluía o colegial. Nas horas de folga, comercializava o crochê e o tricô que produzia.
Maria José administrou ainda uma pequena usinagem, do ex-marido, como funcionária. O negócio próprio nasceu há 15 anos. A KL do Brasil fornece seus produtos para o mercado nacional e internacional. Maria José, que tem um sócio, levou para a fábrica seu espírito empreendedor e sempre procura inovar, dar oportunidade para as pessoas que, assim como ela, buscam realização e independência.
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é uma parceria do Sebrae Nacional, Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW), Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), do Governo Federal, e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), com o objetivo de estimular e valorizar o empreendedorismo feminino em todo o Brasil. No Paraná, o Sebrae/PR trabalha em parceria com a BPW estadual.
Agência Sebrae de Notícias