22/08/2023

Paranaense que viaja o Brasil degustando cervejas passa por Guarapuava

imagem-78676

Caio Budel

Um paranaense começou em maio deste ano um trabalho que muitos gostariam de ter. O publicitário Edson Carvalho Júnior, 35 anos, está viajando o Brasil para degustar cervejas. Ele chegou nesta terça feira (16) em Guarapuava e deve permanecer na cidade até o final desta semana.

A trajetória de Edson para se transformar em um sommelier de cervejas começou e se concretizou entre 2006 e 2011, quando ele fez duas grandes viagens internacionais. Em uma delas, o paranaense teve contato com cervejas diferentes e criou gosto profissional pelo assunto. “Antes de resolver viajar o Brasil para degustar cervejas eu já tinha um contato anterior com a bebida. Em uma das minhas viagens, na Espanha, eu provei uma cerveja diferente e os donos do bar me explicavam sobre ela. Passei a ir todos os dias para provar outras e receber mais explicações”, explica.

Com o foco em cultura cervejeira, o trabalho de Edson consiste em produzir roteiros sobre os estados brasileiros baseado em opiniões que recebe pela sua página no Facebook. A partir daí ele traça os lugares que irá passar para degustar a bebida. “O processo aumentou porque muitas pessoas me pediam sugestões sobre cervejarias e eu passei a me especializar no assunto”.

Desde que começou suas viagens, Edson passou pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Depois de sair do Paraná, o degustador deve ir para São Paulo. Todo o trajeto de Edson é feito com caronas e a sua estádia nas cidades que passa depende do favor das pessoas. “Algumas caronas eu combino por Facebook, outras arranjo na estrada. A mesma coisa é a estádia. A maioria é combinada pela Internet, mas já aconteceu de muitas não serem”.

Depois de visitar cervejarias no Brasil, Edson faz um review dos lugares e das bebidas em seu site pessoal. O objetivo é que o material se torne referência para pessoas que apreciam a cerveja. “Eu quero que as pessoas que vão para determinada cidade tenham onde buscar um possível lugar para tomar uma boa cerveja ou algo do gênero”, conta.

Em seus trabalhos, Edson carrega consigo roupas, uma mochila para caso não consiga local para ficar, seu computador e celular. “Eu não tenho muitos gastos hoje com esse trabalho. A minha conta fixa é uma nuvem que eu alimento com conteúdo das viagens e uma conta para internet no celular. A minha casa e meu carro eu deixei para trás quando comecei com essas viagens”.

Para conferir as observações de Edson pelos locais que ele passou, acesse o seu site ou a sua página no Facebook

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo