Microeemprendedores Individuais (MEIs) que possuem dívidas com a Receita Federal podem parcelar o saldo por meio do Programa Especial de Regularização Tributária (Pert-SN). De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom), a adesão ao Programa Especial de Regularização Tributária pode ser feita via internet.
Para facilitar a aderência, a Agência do Empreendedor de Guarapuava está realizando um mutirão até a próxima segunda feira (9), com consultores da Agência e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Segundo o consultor do Sebrae, Milton Vandresen, o objetivo é auxiliar os MEIs.
“Estamos dando todo o suporte para que os microempreendedores possam escolher as melhores condições para quitar os saldos. Além disso, aproveitamos para realizar uma consultoria com cada um deles para aperfeiçoarem seus negócios”.
De acordo com a coordenadora da Agência do Empreendedor de Guarapuava, Ana Cláudia Klosouski, a iniciativa permitirá a renegociação com condições especiais de débitos vencidos até novembro de 2017.
“O microempreendedor terá à sua disposição três métodos de pagamento com abatimentos proporcionais de juros e multas além da opção de parcelamento. Em Guarapuava, temos mais de 5.100 MEIs, destes, cerca de 50 % estão sendo aguardados para realizar a regularização. É muito importante que os microempreendedores estejam com seus saldos quitados na Receita, pois após 2 anos sem pagamentos de tributos, os mesmos poderão perder o CNPJ”.
FORMAS DE PAGAMENTO
Ainda segundo a Secom, três formas de pagamento são ofertadas aos MEIs. Confira abaixo cada uma delas.
Pagamento integral: redução de 90% dos juros de mora (cobrados pelo atraso) e redução de 70% das multas.
Pagamento em 145 meses: redução de 80% dos juros de mora e de 50% das multas.
Pagamento em 175 meses: redução de 50% dos juros de mora e de 25% das multas.
Mais informações na Agência do Empreendedor, no Paço Municipal ou pelo telefone (42) 3621-3159.