Na manhã desta quinta feira (08), a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, em parceria com a Secretaria de Administração, organizou diversas atividades no Paço Municipal para as servidoras e convidadas do evento. Cerca de 200 mulheres marcaram presença, onde desfrutaram de serviços gratuitos como manicure, maquiagem e cuidados como a saúde, como aferição de pressão, teste de glicose, entre outros; além de ginástica laboral, um café da manhã e o bate-papo sobre valores e o que é ser mulher, com a pedagoga e psicóloga Adriana Fátima de Campos. Além de ser o Dia Internacional da Mulher, o dia 8 de março é o aniversário da criação da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres.
Em comemoração ao seu 5º aniversário, a secretaria apresentou dois novos projetos, que prometem ser mais uma ferramenta contra a violência e abuso às mulheres. O CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência), são espaços de acolhimento para mulheres em situação de violência, e tem como objetivo proporcionar atendimento psicológico, social e jurídico às mesmas.
O outro lançamento foi o Numape (Núcleo Maria da Penha), um projeto que nasceu na Unicentro dentro do programa Universidade Sem Fronteiras, e que agora terá um espaço físico para atendimento na própria Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e que proporciona acolhimento e atendimento para mulheres em situação de risco.
A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Priscila Schran destacou a importância da secretaria e dos projetos lançados. Ela disse que problema da violência contra a mulher foi omitido durante muito tempo mas que agora as mulheres guarapuavanas tem com quem contar. “Além da proteção, as mulheres guarapuavanas ainda tem atendimentos psicológico, social e jurídico; cursos em diversos setores que proporcionam independência financeira, empoderamento e auto estima. Esses dois projetos lançados hoje, o Cram e Numape vêm para fortalecer todo esse cuidado e assistência as nossas mulheres”, ressaltou a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Priscila Schran.
Apoiaram o evento: Marykay, Senac e Faculdade Guairacá.
(Secom)