O TJ (Tribunal de Justiça) no Paraná e a OAB, subseção de Irati são parceiros no “Projeto Jovens Promissores”. De acordo com a presidente da Subseção, Sonia Gerchevski , a iniciativa é do Tribunal de Justiça. E foi implantada pela Juíza Substituta da Vara de Família Eloisa Alessi Prendin.
A preocupação do projeto é permitir que os adolescentes em situação de vulnerabilidade social tenham contato com opções profissionais que eles podem seguir no futuro.
Para isso, a Oficina de Profissões’ foi organizada pelos representantes da Comissão de Direitos Humanos da OAB Irati. São os advogados Aldenir Selbmann e Cristiane Molinari.
De acordo com a OAB de Irati, os adolescentes envolvidos são acolhidos pelo projeto. Na última quinta (29) foram recepcionados pela presidente Sonia Gerchevski, pelo vice-presidente Mário César Pianaro Angelo, pelo secretário geral Antonio César Havresko. Além deles, estavam os advogados das Comissões da OAB Subseção Irati.
Conforme informações da Subseção, os advogados conversaram informalmente sobre a profissão e responderam perguntas dos adolescentes. Eles quiseram saber mais sobre a OAB e a sua importância na defesa dos direitos dos cidadãos.
Além disso, a Comissão de Direitos Humanos apresentou o Projeto Jovens Promissores para empresas da cidade, e estas doaram brindes que foram sorteados para os jovens. Algumas empresas, além de brindes, ofereceram vaga do programa adolescente aprendiz para os participantes.
De acordo com a Juíza Dra. Eloisa, o projeto tem como objetivo dar autonomia dos jovens acolhidos. “Os que possuem medidas de proteção e os em cumprimento de medidas socioeducativas, afim de que estes jovens ao atingirem a maioridade tenham as condições necessárias para assumir o protagonismo de suas vida”.
Leia outras notícias no Portal RSN.