22/08/2023
Educação

Parceria estadualiza turmas das escolas Professor Maack e Domingos Sávio

Uma parceria inédita entre o Núcleo Regional de Educação e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura permitiu que o ensino médio implantado nas escolas municipais Professor Maack e Domingos Sávio passem para o Estado. As duas escolas possuem turmas de primeira a nona séries, todas sob a responsabilidade do município, quando o ensino médio deve ser administrado pelo Governo do Paraná.

Essa iniciativa beneficia os estudantes estaduais. De acordo com o chefe do NRE, professor Valdir Kukelcik, com a estadualização dessas turmas há a necessidade de professores concursados. Hoje as turmas contam com professores concursados. Quando houve a estadulaização do ensino médio as turmas dessas duas escolas permaneceram no município.

“Estamos fazendo uma dualidade. Os prédios são do município e por um período ficam cedidos para o Estado. Hoje o município ocupa salas em colégios estaduais. Essa parceria é benéfica para a população que é o nosso objetivo”, disse a secretária municipal de Educação, Sandra Zanette à REDE SUL DE NOTICIAS.

 

ESCOLA DO CAMPO

Com 157 alunos o Colégio Professor Maack possui um currículo diferenciado, voltado para a educação do campo, em período integral. Os alunos chegam às 7h30 e saem às 16h30, participando da grade de ensino regular e no contraturno com disciplinas específicas voltadas para a educação do campo. “Essas práticas de agricultura familiar devem ser extensivas na propriedade e visam conter o jovem na sua localidade”, disse a secretária.

A parceria entre o NRE e o Município acontece desde o começo do ano letivo. “Estamos trabalhando lado a lado. Não estamos atendendo a criança do campo ou da cidade, mas o estudante guarapuavano. O nosso governo é de Guarapuava. Não fazemos nenhuma diferenciação”, assegura Sandra Zanette.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.