22/08/2023
Comunidade Cotidiano Região

Paróquia Menino Jesus reabre Matriz nesta quinta (2) em Reserva

A cerimônia de reabertura será nesta quinta (2) às 19h. Quem não puder ir, pode assistir pela transmissão no Youtube e Facebook da Igreja

IMG_7028

A celebração de retorno será transmitida no Facebook e Youtube da organização religiosa (Foto: PMJ Pascom)

Após cinco meses de obras, a Matriz da Paróquia Menino Jesus em Reserva estará de portas abertas a partir desta quinta (2). A celebração de reabertura ocorrerá às 19h. Os fiéis podem acompanhar presencialmente, como também, pela transmissão ao vivo no Facebook e Youtube da organização religiosa.

No período das revitalizações, as celebrações estão sendo feitas até esta quarta (1) no Salão Paroquial, que fica ao lado da igreja. A pandemia não afetou o cronograma.

Sendo assim, a Matriz modernizada faz parte de um amplo projeto de revitalização de locais importantes da paróquia que começaram em 2016. As obras iniciaram com o Centro de Formação de Evangelizadores (Ceforme) entregue em 2018. Em seguida, passou pelo Salão Paroquial em 2019. Por fim, a Matriz agora, autorizados pelo Conselho de Assuntos Econômicos (CAE) e líderes pastorais.

Desta forma, os recursos de cada projeto veio do dízimo e doações avulsas. Conforme o pároco, padre Fábio Sejanoski, ainda não está fechado o orçamento final.

Não temos ainda um fechamento de tudo o que foi gasto. Todo o recurso veio do dízimo e ofertas. Além de doações, que nossos fiéis constantemente fazem. Aliás, a Igreja é a casa da comunidade, então é o próprio povo ajudando a restaurar a Casa de Deus que é também a própria casa deles. Tivemos muitas pessoas envolvidas, os que trabalharam com gesso e drywall, também os pedreiros, os pintores, os do granito, a arquiteta, os do metal e da limpeza. Bem como, todo o amparo do Conselho de Pastoral e Econômico.

(Foto: PMJ Pascom)

Para a obra, a paróquia contratou a arquiteta Juliane Cleto Pacheco Kossemba, de Ponta Grossa, especialista em locais sacros.

Sentada em um dos bancos da igreja, pude observar a movimentação dos fiéis, que horas iam, para onde se dirigiam, quais santos de devoção, como rezavam, quantas pessoas passavam por lá. Não me espantei em encontrar um povo extremamente piedoso, uma igreja viva, uma “casa” de muitos. Fato que aumentou muito a minha responsabilidade no processo projetual e a partir daí aquele templo passou a ser a minha casa também.

Com isto, as principais modificações estão na construção de uma Pia Batismal, troca de instalações elétricas, as lâmpadas laterais substituídas por LED. Inclusive, as ilustrações da Via-Sacra serão outras, os ventiladores, o altar será novo e com novo ambão [lugar em que Proclama a Palavra de Deus]. Além disso, a Matriz conta com um novo desenho da escultura da Bíblia, onde fica o Presbitério. Já a cruz com Jesus crucificado no alto, passou por uma restauração e segue a mesma.

HISTÓRIA

Em 1948, era construída a primeira Matriz com madeiras. Em 1964, foi erguida no mesmo lugar a atual estrutura. A construção é antiga e junto com ela vem a história de um povo. Incluindo também,  os freis que trabalharam antes do ano 2000.

Por isso, o padre Fábio Sejanoski, deseja que o local seja um lugar para que a comunidade tenha um relacionamento com Deus.

Portanto, fazer uma reforma em algo histórico é delicado. Tomamos o cuidado para não destruir nada, mas ao mesmo tempo repaginar e trazer o belo e o harmônico para que possamos continuar celebrando a memória do Senhor. O ser humano é sensitivo por natureza. Por isso a Igreja católica faz uso da arte concreta aos nossos olhos para nos ajudar a se encontrar com Deus. 

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.