Da Redação
Guarapuava – Ali no bairro Santa Cruz, em Guarapuava, chegando na serra de acesso ao Jordão, já dá para contemplar a beleza do vale e imaginar a surpresa que a natureza oferece. São cachoeiras, morros, trilhas ecológicas, pássaros de várias espécies, animais silvestres, e um vale que faz a vista se perder na imensidão.
Em meio a tudo, a cerca de cinco quilômetros do Centro da cidade, está o Parque Recreativo Jordão, o maior espaço público de lazer do município. De acordo com o secretário municipal de Habitação e Urbanismo, Flávio Alexandre, são 250 mil metros quadrados de área, compreendendo desde a lanchonete antes da ponte até os bosques.
Nessa área há um complexo esportivo diversificado. Trilhas em meio à mata, passando por propriedades rurais, permitem a prática de caminhadas e passeios de bike, jipes e motos. Uma pista de motocross atrai pilotos de vários municípios da região. Embora pouco utilizada nos dias atuais, a hípica já sediou muitas corridas de cavalos. O kartódromo é um convite à prática dessa modalidade esportiva e o Centro de Convivência está praticamente pronto.
Mas são as águas do Rio Jordão, o grande atrativo nos dias de calor. Por causa da demanda, o parque está sendo revitalizado.
“Estamos construindo 52 churrasqueiras, das quais 41 já estão prontas”, informou Caio Ferreira, encarregado de Obras. Cada churrasqueira possui uma mesa com bancos, construídos em concreto.
Para que os frequentadores e moradores do Jordão possam jogar bola, a quadra de areia foi drenada para evitar o acúmulo de água da chuva, e recebeu 142 metros cúbicos de areia. Os sanitários também estão sendo reformados e receberão pias e vasos novos.
Um dos gargalos do parque, a ponte sobre o Rio Jordão, será reconstruída. “As vigas já estão prontas e a ponte vai ficar 1,50 mais alta que a atual para prevenir contra enchentes”. Segundo Caio Ferreira, duplicada, contará com oito metros de largura.
O projeto de revitalização do espaço conta também com três novas piscinas naturais. "Tudo estará pronto para o início do verão".
A Capela do Monge João Maria, parte mística do parque, também, passa por reformas. O telhado foi substituídas, as paredes de pedra estão lavadas, prateleiras serão construídas para a exposição de objetos deixados por fieis como agradecimento pelas graças recebidas. Luminárias serão colocadas dentro e fora da gruta.
Para os moradores da vila, uma academia ao ar livre será implantada. O local já está reservado e será um pouco antes da entrada do parque.
Mas as benfeitorias não atingem apenas o parque, a Escola Municipal Enoch Tavares também recebe melhorias. O muro foi pintado, a quadra esportiva está sendo reformada e receberá traves novas.
Mais dois pontos de ônibus também serão implantados. “Vamos colocar na entrada do BNH e na frente da Igreja”, disse Caio Ferreira.