Nesta segunda feira (2), uma mobilização em alusão a morte da vereadora carioca Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes ocorrerá no píer do Parque do Lago, em Guarapuava. O evento, intitulado “Luzes para Marielle e Anderson”, integra um grupo de atos que acontece em todo o país.
De acordo com a professora Polly Althaus, integrante da organização do evento local, diversas iniciativas já haviam sido consideradas para a cidade e foram reunidas com a realização do ato nacional. Segundo ela, o apelo luminoso do evento se refere ao trabalho desenvolvido pela vereadora.
“A vela é uma referência de luz a tudo que a Marielle representou, toda luta, de mulher negra, periférica, militante. A escolha do local considerou a natureza, liberdade, e claro, evidenciando as luzes…”, declarou. Por isso, a orientação dos organizadores, é que cada participante leve sua vela e fortaleça a ação.
Outro casos de vítimas da violência também serão abordados.
O CASO
Marielle Franco e Anderson Gomes foram assassinados no centro da cidade do Rio de Janeiro, em 14 de março. Marielle era vereadora pelo PSOL e voltava de um evento político, acompanhada de sua assessora e de seu motorista quando o carro em que estavam foi alvejado por 13 disparos de uma pistola 9mm.
A execução causou grande repercussão e comoção no Brasil e no mundo. A vereadora era conhecida por seu trabalho social voltado à defesa dos direitos humanos, igualdade de gênero, combate a violência e as ações repressivas da polícia carioca.
Até o momento, não há informações a respeito dos autores do crime.