22/08/2023


Cotidiano Paraná Região

Parque Estadual do Guartelá: um destino impressionante em Tibagi

O parque tem vegetação nativa, quedas d'água, formações areníticas, vales e inscrições rupestres

guartelá

(Foto: Reprodução/Prefeitura de Tibagi)

O Parque Estadual do Guartelá é localizado no município de Tibagi. E é um destino indicado para quem gosta de aventura em meio a natureza. O local, que abrange uma área de 798,97 hectares, conta com vegetação nativa, quedas d’água, corredeiras, formações areníticas, vales, inscrições rupestres de aproximadamente sete mil anos.

Atualmente o parque é administrado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). O local é cortado pelo Rio Iapó, onde está localizado o Cânion Guartelá, que é o sexto maior do mundo em extensão e o único com vegetação nativa.

Segundo o diretor de Gestão do Patrimônio Natural do Instituto Água e Terra, Aristides Athayde, o nome do parque foi dado em função de uma crença de que haveria um tesouro escondido nas paredes do cânio. “Guarda-te-lá diziam os antigos moradores e esses tesouros ficavam assim, protegidos pelas imensas paredes de pedra, que ainda hoje enfeitam a região”.

(Foto: Reprodução/Prefeitura de Tibagi)

ATRATIVOS

Para quem quiser conhecer, a grande atração do parque é o cânion. Além disso, os visitantes podem percorrer duas trilhas que cortam o parque –  a Trilha Básica e a Trilha das Pinturas Rupestres.

A primeira, com aproximadamente cinco quilômetros de extensão, dá acesso às piscinas naturais do Arroio Pedregulho. No local, o banho é permitido. Além disso, pode-se chegar ao mirante do cânion e a cachoeira Ponte de Pedra. Para percorrer essa trilha, entretanto, o horário limite do início da caminhada é 16h, e não é necessária a contratação de guias.

A segunda, a trilha das Pinturas Rupestres, é feita, entretanto, com guia contratado pelo visitante, no centro de Tibagi. O passeio percorre aproximadamente 7,5 quilômetros. Nesta trilha também se chega às piscinas naturais e às pinturas rupestres de aproximadamente sete mil anos. Ainda pode ser visitado o portal de rochas areníticas, além de vários mirantes naturais. Essa trilha não pode ser feita em dias chuvosos.

(Foto: Reprodução/Prefeitura de Tibagi)

Além disso, para a preservação do local, o percurso da Trilha das Pinturas Rupestres é aberto para somente 40 visitantes por dia. Do total, 20 no período da manhã, com início às 8h30 e 9h30. O restante no período da tarde com início às 13h30 e 14h30. O percurso poder ser feito em grupo de, no máximo, 10 visitantes e um guia responsável.

O horário de funcionamento do Parque Estadual do Guartelá é de quarta à domingo e feriados, das 8h às 16h. A entrada é gratuita e sem agendamento.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo