O secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk, anunciou para este ano o Parque Estadual da Serra da Esperança, em Guarapuava, e o Monumento Natural Salto São João, em Prudentópolis, devidamente estruturados para visitação. Os dois parques estão na região centro-sul do Estado.
“Com a criação do parque estadual, o Estado vai fazer investimentos em acesso, estrutura e pessoal para melhor receber os turistas, até para que possam permanecer mais tempo na região”, explicou Iurk. Ele visitou, nesta semana, os dois pontos, acompanhados dos prefeitos e de técnicos dos órgãos ambientais.
O Instituto Ambiental do Paraná deu início ao levantamento fundiário da área de Proteção Ambiental da Serra da Esperança. “Esse trabalho ocorre em parceria com a iniciativa privada e será entregue em março. A próxima etapa será a aquisição das áreas pelo Estado”, disse o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do IAP, Guilherme de Camargo.
O prefeito César Filho acredita que a iniciativa venha ampliar o turismo ecológico e rural em toda a região. “Não tenho dúvida que, com planejamento e apoio do Estado, teremos aqui um dos principais pontos turísticos do Paraná”, disse. O salto São Francisco possui 196 metros de queda d’água.
Iurk disse que o Parque das Araucárias poderá integrar o projeto estadual Parque Escola, que oferece educação ambiental a estudantes dos ensinos médio e fundamental. Também participaram das reuniões e visitas os secretários municipais de Habitação e Urbanismo, Flávio Alexandre, junto com o chefe regional do IAP, Arildo Ferreira.
MONUMENTO
Em Prudentópolis, o secretário Iurk, acompanhado de técnicos do IAP e da EcoParaná, reuniu-se com representantes do município das áreas de turismo, planejamento e de obras para discutir detalhes finais do projeto da Unidade de Conservação de Proteção Integral Monumento Natural Salto São João.
“Esperamos que em maio as obras sejam iniciadas. Estamos aguardando que o município transfira ao IAP um terreno adquirido próximo ao atual mirante para que possamos iniciar a construção das estruturas”, disse o secretário.
Tarcísio Mossato Pinto, diretor-presidente do IAP, explicou que, com o parque estruturado, os visitantes terão mais segurança e suporte. “Essa iniciativa pode iniciar uma nova fase do ecoturismo local. O Governo do Estado já liberou recursos para serem aplicados na região, como parte do Programa Bioclima Paraná”, disse.