22/08/2023



Em Alta Guarapuava Política

Partidos da base de Celso Góes definem dia das convenções

Partidos como o Cidadania e o PP definiram o dia 29 de julho para o encontro político. Ambos no Vitri, em Guarapuava

Celso Góes (Foto: Secom/Prefeitura)

Dois dos principais partidos da base de apoio à reeleição de Celso Góes já marcaram o dia das convenções. O Cidadania, partido que tem Celso Góes como pré-candidato, escolheu a segunda (29), às 19h, no Vitri, em Guarapuava. Já o PP, partido liderado ex-prefeito Cesar Filho, também bloqueou a mesma data e o mesmo local, mas o encontro ocorre às 18h.

Nesse dia os dois encontros oficiais, previstos pela legislação eleitoral, vão homologar as chapas para o Legislativo Municipal e a prefeito e vice. No entanto, a ata poder ficar em aberto até o dia 5 de agosto deste ano. Nesse dia acaba o prazo para as convenções, conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Até o último instante podem haver alterações.

Já o MDB, que também deve apoiar o candidato situacionista, pensa em cumprir essa fase das eleições, entre os dias 4 e 5 de agosto. De acordo com o presidente municipal, Josiel Lima, ainda há muitas conversas previstas. Os demais partidos que, segundo informações do Cidadania, devem somar sete, ainda não divulgaram o calendário.

De acordo com o presidente do Cidadania, Antonio Carlos Martini Mino, a ideia é que todos façam as convenções no mesmo dia e local. São eles, por enquanto: CD, PSDB, PP, PL, União Brasil, Republicanos, Novo e MDB.

O VICE CONTINUA INDEFINIDO

Mas o ‘pano de fundo’ que antecede essa fase, e que gera grande expectativa é o nome do vice na chapa de Góes. Ainda encontram-se no ‘páreo’ o ex-secretário de Agricultura Itacir Vezzaro (MDB), a biomédica Janaína Naumann (Republicanos) e o atual vice-prefeito Samuel Ribas Abreu (União Brasil). Embora nada esteja definido, como assegura Cesar Filho, que vai coordenar a campanha de Celso Góes, o jogo em busca de adesões fica cada vez mais competitivo.

Se Janaína se sente segura e propaga que ela já é a escolhida, Samuel ‘costura’ apoio de lá de cima. Afinal, Celso Góes já decretou que aquele que trouxer o apoio do governador Ratinho Junior (PSD), é que vai ser contemplado ou contemplada. O ‘afilhado’ do ex-prefeito Fernando Ribas Carli, tem ido a Curitiba semanalmente. O endereço é o Palácio Iguaçu. E mesmo anunciando possível pré-candidatura a prefeito, ainda é um nome que está na disputa para a vaga que já exerce.

Já Itacir Vezzaro ‘come pelas beiradas’. Mas o que não se pode esquecer é que Itacir tem estreito relacionamento com o secretário de Estado da Fazenda, Norberto Ortigara. O próprio MDB tem como vice-presidente o ‘padrinho’ do governador Renato Adur. Portanto, dois ‘pesos pesados’ do núcleo político de Ratinho Junior que podem influenciar na decisão. De acordo com Cesar Filho, a palavra final é de Celso Góes.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo