22/08/2023


Geral

Passeios nas Cataratas do Iguaçu são parcialmente liberados

Os passeios de barco do Macuco Safari e o restaurante do Porto Canoas, nas Cataratas do Iguaçu, no oeste do Paraná, foram liberados após a baixa do volume de água, que chegou a bater recorde de 46,7 milhões de litros por segundo, vazão 30 vezes maior, na segunda feira (9). Nesta quinta feira (12), às 5h, o volume era cinco vezes maior com 12 milhões de litros. O normal, segundo a administração do Parque Nacional, é de 1,5 milhão de litros por segundo. As passarelas ainda permanecem interditadas. 

Na quarta feira (11), o volume de água registrado era de 11 vezes acima do normal. A administração do parque acredita que a força da água pode ter causado danos na passarela. No dia com o maior volume de água, não era possível enxergá-la direito, pois estava coberta pela água. Porém, a situação só poderá ser avaliada quando a água baixar.

Os temporais também tiveram reflexos no nível do Lago de Itaipu, o que fez a usina hidrelétrica abrir o vertedouro no sábado (7) para escoar o excedente de água.

No domingo (8), foram suspensos os passeios de barco pelo Rio Iguaçu. Desde segunda-feira os elevadores do mirante ao lado das quedas estão desligados. A enchente arrancou ainda parte da plataforma de rapel e no restaurante do Porto Canoas mesas e cadeiras precisaram ser retiradas por causa do avanço da água.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo