22/08/2023
Esportes

“Patinha” vai jogar futebol na Suíça

imagem-23234

Guarapuava está exportando atletas. Rafaela Dal Maz, a Patinha, vai jogar na equipe do Zchwil 05, considerado um dos mais importantes times femininos da Suíça. A jogadora foi liberada pela equipe do São José dos Campos onde estava jogando. Com 20 anos completados no dia 31 de janeiro de 2011, Patinha, que já atuou nas seleções Sub 17 e Sub 20, tem agora um único objetivo.
"Vou me preparar para conquistar o meu espaço no Mundial que acontecerá daqui a dois anos. A minha meta é chegar na seleção principal", afirmou.
Na equipe suíça, a atleta poderá mudar de posição. "Costumo jogar como atacante. Gosto dessa posição porque sempre prefiro ficar de frente para o gol, mas na nova equipe devo jogar como meio-de-campo. Vou me esforçar para me sair bem e atingir o meu objetivo", disse.
A ida de Patinha para o exterior tem como responsável o seu pai, Dirceu Dal Maz, o Dirceu Pato. "Meu pai sempre me incentivou e para essa tranferência para o exterior ele correu atrás. Mandou videos para o Maurizio (empresário) e deu certo", conta.
Patinha começou a jogar futebol na escolinha comandada por Alaor Gomes e pelo próprio pai, Dirceu Pato. "Tinha também o Bugrinho", emenda. Compôs a equipe da Escola Padre Estanislau Cebula, a seleção guarapuavana, jogou durante um ano em Londrina pela equipe da Unipar, foi para o time de Araraquara no interior de São Paulo. Atuou também nas seleções brasileiras Sub 17 e Sub 20. "Hoje sou adulta", diz referindo-se às categorias das seleções que defendeu.
Apesar de ter desafios pela frente com a mudança para outro país, a atelta disse à RSN antes de embarcar, que está otimista. "Sei que vou ter dificuldades com o idioma que é falado na Suíça (alemão e inglês) e que não domino, sei da mudança cultural que vou enfrentar, mas estou muito animado. Vou em busca do meu sonho. Todo brasileiro sonha em jogar no exterior e se dar bem. O sonho de toda guria é jogar na Europa e estou tendo essa oportunidade e vou fazer de tudo para atingir o meu objetivo", assegurou. Patinha deixou Guarapuava na quarta-feira (2).

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.