Pato Branco ganha o título de ‘Capital Tecnológica e Inovadora’ do Paraná

A proposta apresentada na Assembleia Legislativa tem a autoria do deputado Luiz Fernando Guerra (PSL), ganha a sanção do governador

Pato Branco ganha o título de ‘Capital Tecnológica e Inovadora’ do Paraná (Foto: AEN)

Pato Branco é agora a ‘Capital Tecnológica e Inovadora do Paraná’, após governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionar a lei 20363/2020. De acordo com o governador, trata-se do reconhecimento do importante papel da cidade no setor tecnológico e desenvolvimento sustentável.

A proposta apresentada na Assembleia Legislativa tem a autoria do deputado Luiz Fernando Guerra (PSL), e aprovada no início de outubro. Conforme o parlamentar, Pato Branco investe em tecnologia há muito tempo.

E, sem dúvida, obter esse reconhecimento oficial é muito importante. Pois a cidade realmente tornou-se um polo regional de inovação, com repercussão nacional e internacional. Ao mesmo tempo os índices de desenvolvimento municipal apontam que o apoio à inovação constituiu-se no caminho certo a ser adotado, servindo de exemplo para todo o Estado.

De acordo com Guerra, Pato Branco tornou-se referência em tecnologia há alguns anos, se destacando como um polo regional de educação. Afinal, são mais de 90 cursos e indústrias de softwares, aparelhos e componentes eletrônicos. Porém, a ligação da cidade com a tecnologia iniciou-se há 20 anos atrás. Sendo a partir da implantação do antigo Cefet, atual Universidade Tecnológica Federal. Todavia, se fortaleceu com a criação da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, em 2013 – a primeira do Paraná.

PARQUE TECNOLÓGICO

Entretanto, a vocação para a inovação tornou-se realidade com a instalação do Parque Tecnológico em 2016. Atualmente a estrutura abriga 19 empresas incubadas. Dessas, três em processo de instalação. Além de cinco empresas nos laboratórios industriais, gerando 141 empregos, entre estagiários, empresários e funcionários.

Contudo, iniciativas empreendedoras também contribuíram para que o município se destacasse na área tecnológica. Assim sendo, o deputado cita como exemplo, a organização da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (Inventum), que começou em 2013.

Tida como a maior deste tipo no Estado, a feira é uma iniciativa de diversas entidades e mostra a produção científica, tecnológica e as inovações geradas em Pato Branco nesta área. Em 2017 em paralelo à Inventum, a cidade foi a primeira do interior de um país a abrigar a Campus Party. Trata-se de um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo, no formato de Campus Weekend.

DESTAQUE

A tecnologia e a inovação fazem parte do dia a dia dos pato-branquenses. Afinal, eles têm à disposição internet livre e árvore digital na praça central. Além do programa Clique Conhecimento, com tablets para alunos dos 4º e 5º anos. E ainda, rede de fibra ótica, prontuário eletrônico integrado na Saúde. Assim como oficinas de robótica nas escolas; obras de mobilidade urbana. E tem mais a inovação na coleta do lixo, entre outras iniciativas.

Assim, por  esses e outros motivos, Pato Branco ganhou o reconhecimento em 2015, de ‘Cidade Digital’ pela Rede Cidades Digitais. Além de ser considerada a quinta cidade mais inteligente do País em 2017. Trata-se do ranking da ‘Urban Systems’ divulgado pela Revista Exame. Levou-se em consideração municípios com até 100 mil habitantes.

Conforme o deputado, as conquistas do investimento feito em inovação dão frutos ao longo dos anos.

Pato Branco tornou-se hoje uma das cidades mais desenvolvidas do país. Ocupa as primeiras colocações em diversos rankings divulgados anualmente.

Segundo o deputado, entre os 5.570 municípios brasileiros avaliados no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal de 2015, a cidade ocupava a 7ª posição do Paraná e a 51ª posição nacionalmente.

De acordo com Guerra, o índice tem como base principal de análise as áreas de saúde, educação e geração de emprego e renda. No IFDM de 2018, o município conquistou o 4º maior IFDM do Estado e subiu para a 19ª colocação nacionalmente.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Relacionadas

PANDEMIA DA COVID-19

Guarapuava registra 92 novos casos de covid-19 e governador faz apelo

ADOTE E FAÇA O BEM

Crianças enviam cartinhas emocionantes para Papai Noel dos Correios

CUIDADO COM O TROTE

Pinhão alerta sobre trotes utilizando o nome da Unidade Sentinela

Comentários