22/08/2023



Cotidiano Em Alta Tecnologia

Pato Branco sobe no ranking de Smart Cities e ganha Selo Ouro pela 2ª vez

Pato Branco saiu do quinto para o segundo lugar. Em 2022 estava na 66ª colocação, hoje está em 34º lugar no ranking nacional

Pato Branco (Foto: José Fernando Ogura/ANPr)

Não é à toa que Pato Branco, distante 185 quilômetros de Guarapuava, ganhou o título oficial como  ‘Capital Tecnológica e Inovadora‘ do Paraná. Inserida na Rede de Cidades Digitais, os últimos anos foram decisivos para que o município se tornasse referência, principalmente em produção de software e eletroeletrônicos.

A estrutura que permeia a cidade nesse nicho de mercado, deu a Pato Branco o Selo Ouro. Trata-se de boas práticas de Cidades Inteligentes, cujo prêmio vem pelo segundo ano consecutivo. De acordo com a diretora do Parque Tecnológico, Kátia Bertol, essas conquistas se deram pós-pandemia.

O mérito, conforme Kátia, é concedido pela plataforma ‘Connected Smart Cities’, que existe há 10 anos. “O Connected Smart Cities & Mobility é considerado o maior evento de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil”.

Kátia Bertol (Foto: Divulgação)

Durante o evento promovido em São Paulo nessa semana, Kátia também pode ver o resultado do trabalho desses quase quatro anos de gestão pública. Para ser ter uma ideia da evolução, a queda no ranking dos anos anteriores, teve uma recuperação após a pandemia, conforme ela disse. “Fizemos um levantamento de cada secretaria municipal a partir dos indicadores escolhidos previstos pela plataforma”. O resultado, segundo Kátia, mostra o diferencial da atual gestão.

Saímos do quinto para o segundo lugar entre os muncípios até 100 mil habitantes. E mais: se em 2022 Pato Branco estava na 66ª colocação, hoje está em 34º lugar no ranking nacional.

VÁRIAS PONTUAÇÕES

De acordo com a plataforma, o município pontua em vários indicadores. Por isso, passa a ser a mais bem posicionada entre as cidades menores, na 13ª colocação, subindo 16 posições no recorte Tecnologia e Inovação do Ranking Connected Smart Cities. A cidade destaca-se por contar com 14,25% dos empregos formais em ocupações no setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC). Velocidade média das conexões de banda larga contratada de 383,2 mbps, com 40,60 habitantes cobertos por banda larga.

Selo Ouro para Pato Branco (Foto: Divulgação)

Além disso, encontra-se entre as 15 primeiras posicionadas no recorte de Educação do Ranking Connected Smart Cities. Pato Branco está na 4ª colocação do recorte, com oferta de 18,10 vagas em universidade pública por mil habitantes em idade PEA e média Enem de 417,6 pontos. Também está em 41º lugar no indicador de empreendedorismo e 33º na economia; 26º em cidade conectada. E ainda, 79º em urbanismo e 38º em Meio Ambiente.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo