Quando se pensa em tecnologia e inovação logo vem à mente o município de Pato Branco. Conhecida como cidade inovadora e vocacionada para a área tecnológica, Pato Branco agora passa a fabricar supercomputadores. E para que o município amplie essa potencialidade, representantes de uma empresa indiana chegam a cidade segunda (26). Eles ‘batem o martelo’ com a empresa patobranquense Hi-Mix, que será responsável pela montagem dos equipamentos no Paraná.
Trata-se do Centro de Desenvolvimento de Computação Avançada (C-DAC), que viu no município o comprometimento da atual gestão com a vocação voltada à tecnologia e inovação. Ainda nessa semana, a instituição indiana, que é referência em pesquisa e desenvolvimento de alta tecnologia, esteve com o governador Ratinho Junior comunicando a decisão.
Assim sendo, Pato Branco permite que o Estado passe a ser o pioneiro nessa indústria, conforme disse o secretário Guto Silva.
O Paraná será pioneiro no Brasil na concepção de uma rede de alto desempenho e também na produção própria dos supercomputadores, reduzindo a dependência estrangeira nessa área.
Com alta capacidade de processamento de dados, os supercomputadores permitem avançar nas pesquisas em áreas fundamentais, como bioinformática, agricultura de precisão, genômica e inteligência artificial.
Leia outras notícias no Portal RSN