22/08/2023



Cotidiano Região

‘Patrimônio Vivo’ inaugura exposição em Prudentópolis nesta quinta (20)

A abertura do projeto que busca valorizar a cultura popular do município será às 10h, na Casa da Cultura e fica em cartaz até 20 de outubro

patrimonio

Os temas abordados no projeto giram em torno do trabalho das benzedeiras e a literatura oral (Arte: Divulgação)

O projeto ‘Patrimônio Vivo’ idealizado para valorizar a cultura popular do Paraná chega em Prudentópolis nesta quinta (20). A abertura da exposição será às 10h, na Casa da Cultura e a mostra fica em cartaz até 20 de outubro.

Em Prudentópolis, os temas abordados na exposição giram em torno do trabalho das benzedeiras e a literatura oral. Bem como muitos aspectos da imigração ucraniana, como as pêssankas (ovos decorados), a petrykivka (pintura ucraniana), as bonecas Berehênha e a música das banduras.

(Foto: Divulgação)

A mostra da Olaria Cultural, tem apoio da Copel e suporte do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Cultura do estado. Além disso é fruto de um trabalho que começou em 2022. Organizado pelas pesquisadoras Lia Marchi e Carol Mira, o conteúdo das exposições foi criado coletivamente.

Desse modo, entre outubro e novembro de 2022, a iniciativa percorreu municípios do Paraná ofertando oficinas. Nelas os participantes retrataram a cultura da Região que viviam, como explica Lia Marchi.

Agora chegou a hora de apresentar a todo o público o resultado dessa pesquisa, com três exposições diferentes que ficarão em cartaz em cada uma das cidades.

Aproximadamente 20 pessoas em cada cidade participaram. “Um público bem diverso, formado por estudantes, professores e interessados por arte e cultura em geral”.

(Foto: Divulgação)

REFERÊNCIAS REGIONAIS

Conforme as organizadoras, cada exposição apresenta características diferentes uma das outras. Isso porque retrata a cidade pelos olhares dos jovens moradores, com destaque às tradições de onde cresceram.

Por fim, Carol Mira explica que “quando se pensa em patrimônio, muitas vezes pensa-se nas referências materiais, esquecendo-se daquilo que mantém um senso de identidade e permanência: o patrimônio imaterial”.

Importante ressaltar que as exposições serão doadas aos municípios, prolongando o impacto.

(Foto: Divulgação)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo