da Redação com Coordenadoria de Comunicação Social (Coorc) da Unicentro
Guarapuava – Esse ano, a 41ª edição da Expogua (Exposição-Feira Agropecuária e Industrial de Guarapuava) tem uma novidade especial. Todos os anos, os pavilhões do Parque Lacerda Werneck abrigam os bovinos, ovinos e equinos que participam dos julgamentos, leilões e provas da exposição feira, mas dessa vez o espaço também está acomodando animais diferentes e outros serviços.
Quem visitar os pavilhões, que ficam em frente a Pista Central, poderá conferir a exposição de animais organizada pela Guarapet, que conta com um pônei, uma mini vaca, pavões, peixes e cachorros para adoção. A Agroboi também ocupa o espaço e está comercializando cachorros e também produtos e acessórios para animais de estimação. A SPAG (Sociedade Protetora de Animais de Guarapuava) também está presente nos pavilhões, realizando um trabalho de conscientização dos visitantes sobre os cuidados com os pets.
Fábio Peterlini, proprietário da Guarapet, há anos é expositor na feira, mas é a primeira vez que tem a oportunidade de trazer animais. “Nos anos anteriores eu fiquei no Pavilhão de Industria e Comércio, mas sem exposição de animais, apenas com produtos”. O proprietário conta sobre a iniciativa em trazer animais para adoção na Expogua. “A gente sempre tem um trabalho focado na adoção, esse trabalho é feito na nossa loja também, pelo motivo de ter tantos animais precisando de lar nas ruas, passando necessidade. A gente se comove com isso e ajuda esses animais encontrarem um dono”.
Cléber Dall'Agnol, visitou os pavilhões com a filha Anita, de 5 anos. Ele conta que aprovou a novidade da Expogua. “Eu acho legal, é uma atração a mais na Expogua, principalmente para as crianças. A minha filha gosta de andar a cavalo e já aproveitou pra montar no pônei”.
Os visitantes que gostam de animais, podem visitar a exposição e contribuir com o trabalho da SPAG. A entidade está vendendo canecas, doces, adesivos e artesanatos com o objetivo de angariar fundos para garantir o trabalho de proteção dos animais em Guarapuava. Segundo Karina Pop, presidente da SPAG, a Expogua é uma vitrine para divulgar o trabalho realizado pela ONG. “Para nós é muito importante poder expor num evento grande como a Expogua, pois temos a oportunidade de divulgar nosso trabalho e levar informações para as pessoas que passam por ali. Isso chama a atenção das pessoas para o nosso trabalho voluntário, que não é fácil. Dessa forma, podemos inclusive conseguir mais voluntários pra trabalhar pela causa”.