A entrega da pavimentação da PR-239, entre Pitanga e Mato Rico, ocorre nesta quarta (14). A cerimônia esta marcada para às 9h30 e será entre os Km 392 e Km 393 da PR-239. O investimento na obra foi de cerca de R$ 230 milhões, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) por meio do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, uma parceria entre o banco e a Secretaria de Infraestrutura e Logística.
De acordo com informações da Agência Estadual de notícias, a obra transformou a realidade do município, que era um dos últimos do Paraná a não contar com uma ligação asfáltica. Isso porque, o acesso via Pitanga ou Roncador era somente por estrada de chão. A cidade de Mato Rico, que tem cerca de 3,2 mil habitantes, esperava pela obra há mais de 40 anos. São 43,15 quilômetros de extensão da nova pista de pavimento asfáltico, com duas faixas de tráfego e acostamentos externos em ambos os lados.
Na mesma cerimônia, o Governador do Estado também anunciará a ordem de serviço para a pavimentação do trecho seguinte da PR-239, entre Mato Rico e Roncador, de 19,89 quilômetros de extensão. Além de uma nova pista com duas faixas de tráfego e acostamentos externos, também ocorrerá a construção de uma ponte sobre o Rio Cancã. O investimento nesta iniciativa será de R$ 101,2 milhões.
INÍCIO DA DUPLICAÇÃO ENTRE TURVO E PITANGA
Ainda nesta quarta (14), o Governador do Estado lançará a pedra fundamental da duplicação da PRC-466, entre Turvo e Pitanga. Dessa forma, a cerimônia ocorrerá às 11h30 no trevo de acesso à Pitanga, no entroncamento com a PR-239 e marcará o início das obras de duplicação e restauração em concreto da rodovia, que terá um investimento de R$ 514 milhões e contemplará um trecho de 45,5 quilômetros.
Além disso, está prevista uma nova pista paralela à existente, com duas faixas de tráfego, em pavimento rígido com placas de concreto de cimento Portland de 22 centímetros de espessura, o que vai garantir uma vida útil projetada de 30 anos. Posteriormente, também serão construídas duas novas pontes paralelas às já existentes, uma delas sobre o Rio Carazinho e outra sobre o Rio Bonito.
Neste momento já estão em andamento as etapas de elaboração de projeto executivo de engenharia e os programas ambientais. Por se tratar de uma contratação integrada de projeto mais obra, os primeiros 90 dias do contrato são destinados para estudos, análises e levantamentos necessários para a elaboração do projeto. Após a aprovação, começam os serviços principais no trecho, com prazo de 660 dias (22 meses) para execução.
A obra dará continuidade à duplicação em concreto de toda a PRC-466, de Guarapuava a Pitanga. O primeiro trecho, entre Guarapuava e o Distrito da Palmeirinha, já recebeu as primeiras placas de concreto. O investimento na obra é de R$ 139 milhões, atendendo um trecho de 11,52 quilômetros de extensão. Já a duplicação entre Palmeirinha e Turvo terá investimento de R$ 293 milhões para atender o trecho de 27,02 quilômetros. Dessa forma, ao todo, serão quase R$ 1 bilhão em três grandes obras para a revitalização completa da Região.
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