A Operação Ponta do Iceberg investigou nesta quinta (4), golpes aplicados em um site de compra e venda na internet. Conforme as informações da Polícia Civil, equipes do Paraná, Mato Grosso e São Paulo trabalharam na investigação de uma quadrilha. Os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão em Cuiabá no Mato Grosso e em Várzea Grande, São Paulo.
Desse modo, em seis ordens de busca e apreensão, os policiais localizaram notebooks, computadores e aparelhos celulares. A investigação coordenada pela 14a Subdivisão de Polícia Civil em Guarapuava identificou os suspeitos.
Portanto, o objetivo da operação é reunir informações a partir da extração de dados de computadores e celulares utilizados para aplicar os golpes contra vítimas que compravam em sites on-line. Outros mandados da Operação Ponta do Iceberg foram cumpridos nos estados de São Paulo e do Paraná.
COMO FUNCIONA?
Os golpes praticados em fraudes em que o estelionatário age como intermediador entre a pessoa que vende o produto e o comprador. Desse modo, sem que o comprador e o vendedor saibam dessa intermediação. Isso porque, quem está vendendo acredita que está negociando com o comprador verdadeiro. Após a conclusão da compra, quando o estelionatário recebe os valores das vendas, é que as vítimas percebem o prejuízo.
Por fim, os materiais apreendidos em Cuiabá e Várzea Grande serão encaminhados à Polícia Civil em Guarapuava.
Leia outras notícias no Portal RSN.