22/08/2023


Em Alta Guarapuava Paraná Região Segurança

PC de Guarapuava desmantela quadrilha que aplicava golpe do ‘falso mecânico’

As investigações indicam que o grupo fez mais de 70 vítimas no Paraná, totalizando cerca de meio milhão de reais em prejuízos

PC de Guarapuava desmantela quadrilha que aplicava golpe do 'falso mecânico' (Foto: Ascom/PCPR)

A Polícia Civil da 14ª Subdivisão Policial de Guarapuava desmantelou uma organização criminosa na cidade, que agia em todo o Paraná. Dois integrantes da quadrilha que aplicava golpes em motoristas idosos acabaram presos no domingo (1º) em Guarapuava. As investigações indicam que os prejuízos da organização totalizam cerca de meio milhão de reais. Três integrantes da quadrilha ainda estão foragidos.

As investigações iniciaram em Guarapuava em abril deste ano após a 14ª SDP receber cinco registros de vítimas do golpe do ‘falso mecânico’. Os criminosos escolhiam as vítimas em estacionamentos de comércios, abordando motoristas com a falsa alegação de problemas mecânicos nos carros das vítimas.

Os golpistas simulavam falhas mecânicas e cobravam por reparos utilizando uma maquininha de cartão adulterada que esgotava as contas bancárias das vítimas. Desde 2022, houve a identificação de mais de 70 casos de golpes deste tipo no Paraná. Recentemente, o grupo também fez vítimas em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

O GOLPE

De acordo com o delegado Operacional da 14ª SDP, Ramon Galvão Zeferino, os criminosos emparelhavam os veículos em via pública e indicavam que o carro da vítima estava com algum defeito mecânico.

Esse primeiro golpista, muito solícito, dizia que trabalhava em alguma concessionária. Na sequência, avaliava o veículo e se oferecia a ligar para o mecânico da loja para que ele resolvesse. Pouco depois, outro integrante do grupo, um falso mecânico, aparecia.

De acordo com a Polícia Civil (PC), durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, foram apreendidos um carro, munições, celulares, notebooks e máquinas de cartão. Houve o cumprimento simultâneo de ordens judiciais em Curitiba, Araucária, na Região Metropolitana, São João do Ivaí e em São Paulo, cidade onde um dos líderes da quadrilha está foragido.

Além disso, a Justiça decretou o bloqueio de contas bancárias dos suspeitos. Os crimes investigados incluem estelionato e associação criminosa. Por fim, com a prisão dos suspeitos, a PC continua investigando a extensão do golpe, buscando identificar outros integrantes da organização e possíveis novas vítimas.

Leia mais notícias no Portal RSN.

Julia Sansana

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo