22/08/2023
Em Alta Guarapuava Segurança

PC desarticula redes de tráfico e armamento em duas operações

Operações resultam em nove prisões e na apreensão de submetralhadora, veículos e barcos, focando também na descapitalização do crime organizado

Operação Polícia Civil (Foto: PC)

Duas grandes operações movimentaram a Polícia Civil nesta quinta (8), em Guarapuava. As operações deflagradas revelam uma ofensiva estratégica para desarticular as estruturas logística e financeira do crime organizado na cidade. Uma delas, liderada pelo delegado-chefe da 14ª SDP, Alysson de Souza, prendeu seis pessoas, das quais, quatro em flagrante.

Conforme a PC, trata-se de quatro homens, entre 26 e 51 anos, e duas mulheres, ambas com 27 anos. Denominada ‘Irmãos do Tráfico’, já que três deles são irmãos, a operação mirou na organização criminosa voltada ao tráfico de drogas, associação criminosa e outros delitos correlatos. A venda, principalmente, de crack e cocaína, tinha como alvos, bairros da cidade.

Sob a coordenação do delegado Alysson Henrique de Souza, a Operação começou em maio de 2025 com a prisão de um traficante. Nesta quinta, a operação resultou na prisão de seis pessoas e na apreensão de crack e cocaína já prontos para comercialização. A ação teve como alvo o combate direto à capilaridade do tráfico nos bairros. A apreensão de cinco veículos e dois barcos em posse do grupo, neutraliza ativos supostamente oriundos da lavagem de dinheiro e do lucro ilícito, conforme a polícia.

OPERAÇÃO PATRINUS

Submetralhadora de uso restrito (Foto: PC)

Paralelamente, a Polícia Civil executou a segunda fase da Operação “Patrinus”, sob a responsabilidade do delegado-adjunto Bruno Maciozek. A investigação deu continuidade a uma investigação iniciada em setembro de 2025 sobre uma quadrilha envolvida com extorsão e comércio ilegal de armas. Durante as diligências desta quinta, houve a prisão de três homens.

Os policiais apreenderam uma submetralhadora de calibre .380, 74 munições de diversos calibres e R$ 2 mil em espécie. Ambas as ofensivas contaram com o suporte da Polícia Militar e do Núcleo de Operações com Cães, resultando ainda na coleta de diversos celulares que serão analisados para o prosseguimento das investigações sobre o crime organizado na Região. Na primeira fase da “Patrinus”, ou “padrinho” em português’, a polícia prendeu nove pessoas, com idades entre 20 e 47 anos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.