A Polícia Civil por meio da Seção de Estelionatos da 14ª SDP de Guarapuava, identificou os estelionatários que agiram em novembro no município, aplicando o famoso e antigo golpe do ‘bilhete premiado’.
De acordo com a PC, a partir de interações entre as Polícias Civil do Paraná, Rio Grande do Sul e a Polícia Rodoviária Federal, houve a abordagem dos suspeitos em Cornélio Procópio. Assim sendo, no momento da abordagem, os suspeitos possivelmente se preparavam para novos golpes na Região Norte do Paraná.
Dois homens de 27 e 35 anos e uma mulher de 27 anos de Passo Fundo no Rio Grande do Sul não souberam informar o objetivo da viagem e o que faziam no Paraná. Além disso, conforme a PC os três possuem extensa ficha criminal pelos crimes de estelionato, furto, roubo, homicídio e associação criminosa.
Conforme a polícia, o homem de 35 anos acabou preso em flagrante pelo crime de uso de documento falso, além de ter sido cumprido um mandado de prisão expedido pela Justiça do Estado do Rio Grande do Sul pelos crimes de roubo e porte ilegal de arma de fogo.
GOLPE
O estelionato na modalidade ‘golpe do bilhete premiado’ é um crime caracterizado pela promessa de dividir o prêmio de uma suposta loteria com a vítima. Como contrapartida, os golpistas solicitam uma garantia em dinheiro.
Contudo, após a vítima ser convencida e entregar um alto valor, os criminosos param em algum estabelecimento e pedem para a pessoa comprar alguma coisa. Os golpistas aproveitam a ausência momentânea da vítima e somem com a quantia repassada.
A PC alerta que o golpe é muito antigo e os idosos são a maioria das vítimas. “Portanto, é importante que familiares que possuem idosos em casa, que conversem sobre o assunto, orientem quanto ao uso de cartões bancários e abordagens de desconhecidos em via pública”.
Por fim, os trabalhos de investigação continuam para apurar outros envolvidos no golpe. O preso permanece à disposição da justiça.
Leia outras notícias no Portal RSN.