22/08/2023



Paraná Segurança

PCPR faz alerta aos pais sobre a exploração infantil nas redes sociais

O Maio Laranja trata do combate ao abuso e exploração infantil no mundo virtual. PCPR pede atenção dos pais para prevenir abusos sexuais

O Maio Laranja trata do combate ao abuso e exploração infantil no mundo virtual. PCPR pede atenção dos pais para prevenir abusos sexuais (Foto: Fábio Dias/EPR)

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) faz um alerta para os pais sobre cuidados de crianças e adolescentes nas mídias digitais. O Maio Laranja é dedicado ao combate do abuso e da exploração infantil no Brasil. Para a PCPR é muito importante que os responsáveis tenham atenção máxima para esse assunto, e que protejam as crianças de perigos nas redes sociais.

De acordo com a polícia, esse cuidado dobrado pode prevenir violência e abusos sexuais. Além desses perigos, a utilização em excesso já traz danos para menores de idade. Também o controle do tempo à exposição dos conteúdos que os filhos acessam são atitudes que os pais podem tomar para impedir crimes virtuais.

COMO PREVENIR

Conforme as informações da PCPR, os suspeitos utilizam outras fotos e conversam com as crianças se passando por outras crianças, e depois de ganhar “confiança”, marcam encontros presenciais. Caso a criança ou adolescente recuse, os suspeitos usam a chantagem para convencer a vítima.

Para prevenir a exploração infantil, é necessário que os pais alertem os filhos sobre conversar com estranhos, entrar em grupos sem consentimento e compartilhar dados e fotos pessoais. Além disso, a PC informa que também é muito importante que o responsável estabeleça uma relação de confiança com a criança para que ela se sinta confortável de contar o que está acontecendo.

Em caso de suspeita ou denúncia para a o abuso e exploração infantil ligue 197 para a Polícia Civil do Paraná, ou 181 no Disque Denúncia. Caso seja um flagrante, ligue 190 para a Polícia Militar.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo