Pular para o conteúdo
quinta-feira, 20 de fev. de 2025


Em Alta Guarapuava Região Segurança

PCPR prende dois homens que simulavam entrevista de emprego para aplicar golpes

Um homem de 28 anos foi preso em Guarapuava. Já o jovem, de 25 anos, foi preso pela PRF em Ponta Grossa. A PC já identificou quatro vítimas

(Foto:Ascom/PCPR)

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu, na tarte dessa quarta (29) um homem de 28 anos por ele estar simulando entrevistas de emprego para conseguir dados pessoais das vítimas e aplicar golpes de financiamento. A Polícia Rodoviária Federal (PRF), em um trabalho conjunto das forças de segurança, conseguiu prender o outro suspeito, de 25 anos, em Ponta Grossa.

Os policiais civis efetuaram a prisão do homem em flagrante delito em um coworking localizado dentro de um condomínio empresarial no bairro Boqueirão, em Guarapuava. Ele estava simulando uma entrevista de emprego com uma vítima para obter dados da carteira nacional de habilitação (CNH), fotos e biometria para conseguir financiamento de veículos.

Anteriormente, uma outra vítima havia passado por uma falsa entrevista. Pouco tempo depois, a gerente da conta bancária entrou em contato informando sobre um financiamento que estaria sendo processado em Minas Gerais. A vítima então relatou que não tinha feito nenhum financiamento e que durante o dia participou de uma seleção para concorrer a uma suposta vaga de emprego de gerente de vendas.

Ao perceber o golpe, a vítima e os responsáveis pelo condomínio fizeram contato com a Polícia Civil que conseguiu prender o suspeito. A PCPR informou que durante as falsas entrevistas, o homem se apresentava como ‘Rodrigo Soares’. Durante a abordagem, os policiais identificaram outra vítima, que estava, naquele momento, dentro da sala participando da falsa entrevista. Posteriormente, as vítimas relataram que receberam propostas de vagas de emprego por meio do WhatsApp e em seguida agendaram a entrevista.

ENTREVISTA E GOLPE

A entrevista consistia em uma conversa com o falso gerente de recursos humanos, cadastro e aplicação de um questionário de conhecimentos, especialmente de matemática financeira. A PCPR identificou até o momento quatro vítimas. No entanto, acredita-se que há outras em razão dos investigados terem locado outro espaço para entrevistar candidatos em outras datas.

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Ramon Galvão Zeferino, o golpe já fez diversas vítimas pelo Brasil. A PCPR alerta para que as pessoas que buscam emprego desconfiarem de ofertas com salários muito atrativos, de benefícios a empregados superiores aos oferecidos em geral e atividades que não exijam experiência. Além disso, também devem pesquisar informações sobre a empresa que oferta a vaga e também se a agência de emprego de fato existe.

A PCPR informa que a prisão da dupla evitou que mais pessoas fossem lesadas. As investigações prosseguem para identificar outros membros da associação criminosa bem como determinar a extensão dos prejuízos causados. Os presos permanecem custodiados à disposição da justiça.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Julia Sansana

Jornalista

Jornalista formada em 2024 pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro).

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.