22/08/2023
Agronegócio

Pecuária de corte será discutida no Sindicato Rural

imagem-61485

O Sindicato Rural de Guarapuava sedia hoje (24) e amanhã (25) a reunião sobre pecuária de corte do Paraná, que pretende debater temas importantes para a cadeia produtiva com técnicos e pecuaristas.  

O evento “Onde estamos e para onde vamos?” faz parte do ciclo de reuniões da pecuária de corte promovido pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e Conselho de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV) e será realizado em mais sete cidades referência na produção de carne no Estado.

A reunião em Guarapuava hoje será no anfiteatro da entidade, às 19h00, para profissionais das ciências agrárias (médicos veterinários, agrônomos e zootecnistas). Amanhã (25), será realizada às 09h00 horas, para agropecuaristas da cidade e região.

Fará parte da programação a palestra com o professor doutor da Universidade Federal do Paraná, Paulo Rossi, com o tema “Indicadores econômicos, técnicos e de qualidade da pecuária paranaense”. Em seguida, haverá um espaço para discussão entre os participantes. 

Segundo o médico veterinário do Departamento Técnico Econômico (DTE) da FAEP, Celso D’Oliveira, a ideia do ciclo de reuniões é discutir as dificuldades e desafios da bovinocultura de corte no Estado.  “Queremos capturar dos produtores quais são os principais entraves para o desenvolvimento e evolução da atividade, pois a pecuária vem reduzindo o número de rebanho e participação na economia paranaense. Assim,  esperamos promover uma reflexão e levantar informações estratégicas para que possamos desenvolver uma proposta de trabalho”.

D´Oliveira comentou que a intenção é unir forças entre entidades como a  Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e universidades.  “Queremos construir um programa interinstitucional, a partir de um diagnóstico preciso, que será desenvolvido a partir de informações com os produtores e técnicos, para que se possam definir algumas ações que venham atender os anseios da cadeia produtiva”. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo