22/08/2023
Brasil Comunidade Educação

Pedido de isenção de taxa de inscrição do Enem termina nesta sexta (17)

Tem direito à isenção da taxa quem cursou todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsista integral em escolas privadas

Aplicativo de Celular ENEM 2019

Pedido de isenção de taxa de inscrição do Enem termina nesta sexta (17) (Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil)

Os interessados em fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 têm até às 23h59 desta sexta (17), para pedir a isenção de pagamento da taxa de inscrição. A solicitação é feita, exclusivamente, por meio da plataforma virtual Página do Participante, dentro do site do Enem.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Enem, o participante habilitado para a isenção em 2019 que não compareceu aos dois dias de exame, deve comprovar o motivo da ausência para pedir nova gratuidade neste ano. O processo também deve ser feito pela Página do Participante.

ISENÇÃO

Tem direito à isenção da taxa quem cursar a última série do ensino médio em 2020, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar, tiver cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsista integral na rede privada, além de ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

A pessoa precisa também declarar estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Por fim, segundo o Inep, o Enem deste ano será aplicado para 100 mil pessoas de todo o país, em forma digital. A modalidade tem edital próprio, mas as regras para pedidos de isenção e justificativas de ausência são as mesmas. As provas da versão digital estão previstas para 11 e 18 de outubro e as do Enem impresso, para 1º e 8 de novembro.

(*Com informações da Agência Brasil)

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.