Em agosto, foram requeridas 170 falências em todo o país, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações. Considerando-se o mês de agosto, foi o menor número de pedidos de falência desde 2008. No oitavo mês daquele ano, foram 152 requerimentos.
Dos 170 pedidos de falência registrados em agosto de 2011, 121 foram feitos por micro e pequenas empresas, 29 por médias e 20 por grandes.
Segundo os economistas da Serasa Experian, o forte desempenho das vendas no Dia dos Pais garantiu um fôlego extra ao caixa das empresas, resultando no menor volume de falências requeridas para agosto desde 2008. Este fato contribuiu para uma ligeira evolução mensal de 1,8% nos requerimentos de falência, na comparação agosto ante julho, bem inferior aos 20,1% registrados em julho em relação a junho.
A permanência dos juros altos, decorrente da política monetária restritiva para controle da inflação, impacta o custo financeiro das empresas. Com a economia em desaceleração, o capital de giro caro pode ser determinante para a insolvência dos negócios. A recente redução dos juros básicos da economia (Selic) não será sentida de imediato na economia.
As falências decretadas também não apresentaram crescimento expressivo no mês, lembrando que são resultantes de processos iniciados no passado, não refletindo a presente conjuntura.
Da assessoria