22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Pedidos de obras em túmulos podem ser feitos até hoje em Guarapuava

Além disso, o prazo final para a execução das obras é 29 de outubro. Após essa data, só podem ser feitas limpezas nos túmulos

cemitério-10

Pedidos de obras em túmulos podem ser feitos até hoje em Guarapuava (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Em preparação para o Dia dos Finados (2 de novembro), o prazo para pedidos de obras e reformas nos túmulos dos cemitérios de Guarapuava termina nesta terça (20). De acordo com a portaria, que define regras para esse tipo de ação, os interessados podem emitir o pedido por meio do protocolo digital ou na Central de Triagem do município. Além disso, as obras e reformas podem ser feitas até o dia 29 de outubro. Após essa data, somente limpezas nos túmulos estão autorizadas, seguindo até o dia 1º de novembro.

COMO SOLICITAR

Conforme o documento, a solicitação deverá ser feita no Protocolo Web do município. Também será permitido endereçar o protocolo diretamente à Divisão de Central de Triagem e Cemitérios, que fica na rua Capitão Frederico Virmond, 1948, Centro. De acordo com a prefeitura, não há cobrança de taxa para tirar a licença. No entanto, o titular do túmulo precisa informar o nome do pedreiro que vai fazer o trabalho.

Para os serviços de construção, reforma e pintura executados pelos próprios donos dos jazigos, não haverá cobrança de taxa. Apenas a taxa do protocolo. Além disso, devem estar munidos de carteira de identidade para o cadastramento. Outro ponto importante é que fica expressamente proibido o trabalho de menores de 18 anos.

COMÉRCIO

A comercialização no Dia de Finados pode ocorrer somente mediante prévio cadastro junto ao Departamento de Alvará. Entretanto, os comerciantes devem estar a uma distância de 10 metros dos portões dos cemitérios. Além disso, respeitar as medidas de prevenção à covid-19, como uso de álcool em gel, máscara e distanciamento social.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.