22/08/2023
Em Alta Guarapuava Segurança

Pedro Moraes e Baitala entregam demandas urgentes à Sesp

Casa de Custódia, Delegacia Cidadã, mais policiais, força-tarefa de combate a crimes e melhorias no IML são prioridades de Guarapuava

Pedro Moraes, presidente da Câmara, e Denilson Baitala, prefeito de Guarapuava (Foto montagem: Nana Felchak /RSN)

O Secretário de Estado da Segurança Pública, Coronel Hudson Leoncio, levou para Curitiba, nesta sexta (7), um pacote de demandas prioritárias de Guarapuava. Os pedidos, formalizados pela Câmara de Vereadores, foram integralmente endossados pelo Prefeito Denilson Baitala. Ele ratificou a urgência das solicitações durante a presença do secretário de Estado da Segurança Pública, Coronel Hudson, nesta sexta (7), em Guarapuava.

“Os pedidos feitos pela Câmara são as mesmas demandas da população de Guarapuava”, afirmou Baitala ao Portal RSN, sinalizando unidade de esforços entre o Executivo e o Legislativo municipal.

As necessidades urgentes endereçadas à Sesp cobrem três eixos críticos que afetam diretamente a segurança pública, a saúde pública e a eficácia da investigação criminal na região. Ou seja: a crise na Cadeia Pública, a logística do IML e a explosão de crimes patrimoniais.

Cadeia pública de Guarapuava (Foto: arquivo/RSN)

A principal preocupação envolve a Cadeia Pública de Guarapuava, gerida pelo Departamento de Polícia Penal (Deppen) e localizada em área central da cidade, ao lado da UPA Batel e do Parque do Lago. Nesse espaço a superlotação se tornou crônica. Conforme Pedro Moraes, uma inspeção da Defensoria Pública em setembro de 2024 revelou uma superlotação de aproximadamente 100%, com 312 presos para uma capacidade projetada de 166. O texto ressalta que o problema é histórico, com picos de 699 detentos em 2015.

De acordo com Pedro Moraes, a condição insustentável compromete a segregação correta, prolifera doenças devido à infraestrutura sanitária colapsada (celas com mofo). E ainda expõe a população vizinha a riscos de fugas e motins.

DELEGACIA CIDADÃ

14ª SDP (Foto: arquivo/RSN)

Por conta dessa situação, Legislativo e Executivo solicitam a construção da Delegacia Cidadã; o reforço no efetivo de segurança da unidade e, fundamentalmente, a retomada imediata das tratativas para a construção da nova Casa de Custódia. Essa obra, de acordo com Baitala, vem sendo prometida desde 2018. Há o compromisso formal de desativação da carceragem central após a inauguração.

De acordo com o prefeito, o trabalho agora vai ser para conseguir recursos para a construção. Isso porque, segundo o prefeito, a área doada para o Estado para essa obra já se encontra liberada. Há poucos anos, Guarapuava perdeu cerca de R$ 20 milhões destinados para essa obra, por falta de legalização do terreno.

POLÍCIA CIENTÍFICA

Instituto Médico Legal (Foto: Arquivo/RSN)

A segunda frente de urgência diz respeito à Polícia Científica, com destaque para o Instituto Médico Legal (IML), que atendem 19 municípios da região. Conforme Pedro Moraes, o IML opera em horário administrativo (8h às 20h), sem plantão 24/7 para os seis médicos peritos. “Isso gera demoras humanitariamente inaceitáveis na liberação de cadáveres para sepultamento.” Além disso, a unidade possui apenas uma viatura 4×4 especializada, sendo insuficiente para cobrir a extensa zona rural com alta demanda de perícias ambientais e criminais, resultando em atrasos investigativos.

De acordo com o presidente da Câmara, a construção da nova sede do IML segue travada por entraves administrativos e readequações de projeto, apesar de ter sido prioridade estadual em 2025. As solicitações incluem a implementação do plantão 24 horas, a destinação urgente de uma viatura 4×4 e a celeridade na solução dos impedimentos para a nova sede.

PLANO TAREFA

Viatura da PM (Foto: PM)

Em um cenário de redução de crimes letais, a Câmara Municipal trouxe à tona um paradoxo alarmante: o aumento drástico dos crimes contra o patrimônio, citando dados da própria Polícia Civil, recentemente. Ou seja: furtos aumentaram 65,22% (de 299 para 494) no terceiro trimestre de 2025.; roubos registram crescimento de 56,67% (de 47 para 74). Enquanto, a maior incidência fica por conta de estelionatos, com 2.072 boletins registrados até setembro.

O Legislativo municipal aponta que a receptação é o motor que financia o tráfico e solicita um Plano de Ação Integrado focado em: inteligência e investigação para combater a receptação. Assim como a designação de força-tarefa especializada contra estelionatos e crimes cibernéticos. E aumento do patrulhamento ostensivo da PM em áreas comerciais.

Nesse quesito, o prefeito Denilson Baitala disse que Guarapuava vive uma realidade com policiais militares se aposentando. Como consequência, o efetivo encontra-se em redução. “Solicitamos ao secretário Hudson que após o concurso que vai ocorrer, seja encaminhado maior número de policiais a Guarapuava.” Conforme informações levantadas pelo Portal RSN, a PM hoje trabalha com 50% da capacidade necessária para atender a demanda.

CENSE

Ainda na área de segurança, a implantação de um Centro de Socioeducação (Cense) para adolescentes infratores é outra demanda feita pelo prefeito Denilson Baitala, desta vez à Secretaria de Estado da Justiça. “Pedimos a construção de seminternatos, sendo um masculino e outro feminino. A Prefeitura já possui a área, ali perto da PIG [Penitenciária Industrial de Guarapuava)”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.