Por um placar de 12 votos contra sete o vereador Pedro Moraes (Republicanos) foi eleito o novo presidente da Mesa Executiva da Câmara de Vereadores de Guarapuava. A eleição ocorreu em clima de certa tranquilidade, quebrada apenas pela fala tensa do adversário Marcio Carneiro (Cidadania). Ao se pronunciar antes da votação, Marcio atacou o vereaor Rodrigo Crema (União Brasil) por suposta compra de voto contra ele. Crema disse que a assessoria jurídica já está tomando as medidas cabíveis por calúnia e difamação.
A eleição de Pedro Moraes, no entanto, traz com ela alguns diferenciais. O primeiro deles é a quebra de um ciclo que vinha sendo ‘patrocinado’ por João Napoleão (Podemos). Há 10 anos ele se mantinha na presidência. Essa ruptura, conforme Pedro, se pautou no diálogo. “Há mais de um ano a minha conduta, a minha atuação se constrói com o diálogo”. Conforme Pedro, a origem política dele vem do movimento estudantil que o ensinou o poder de conversar e de ouvir.
O outro ponto é que Pedro entra para a história do Legislativo Municipal como o presidente mais jovem. Ele tem 36 anos e cumpre o segundo mandato como vereador. Solteiro, criado pela avó Dalva (já falecida) e pela mãe, conforme ele disse, o apelo popular pela melhoria da saúde pública está no topo dos planos dele. “Sempre fiz parte da Comissão de Saúde da Câmara. Assim quero trabalhar pra melhorar essa área. A educação, a inovação tecnológica também são minhas prioridades”.
GUARAPUAVA MAIS HUMANA
Pedro Moraes também disse que vai atuar por uma Guarapuava cada vez mais humana, próxima das pessoas. “Que seja protagonista no desenvolvimento da Região, atenta aos anseios da juventude e às necessidades das criança. Aberta à inclusão e à diversidade, dando voz a todos e a todas. Uma Guarapuava que gera oportunidades, que reconhece quem produz. Uma Guarapuava que se orgulha da sua história e que não tem medo do novo”.
Como terceiro ponto, Pedro Moraes valorizou a participação feminina na composição da Mesa Diretora. As vereadoras Bruna Spitzner (Podemos) e Bia Neves (MDB) vão assumir como primeira e segunda secretárias, respectivamente. A nova Mesa assume no dia 1° de janeiro de 2024. *Confira a ‘live’ nas redes sociais do Portal RSN.
Leia outras notícias no Portal RSN.