A boa educação também é garantida com uma alimentação saudável. Pensando nisso, os alunos da rede municipal de ensino de Guarapuava receberam como parte do cardápio um alimento bastante nutritivo: o peixe.
Isso porque, além de estimular o paladar, o peixe é adquirido através da produção da agricultura familiar, ou seja, vem direto do campo para a mesa dos alunos. “Cerca de 50% do cardápio das crianças vem da agricultura familiar, incluindo hortaliças, pães, feijão, farinhas, canjica, etc. Assim, vemos uma importância muito grande em incentivar estas parcerias”,declarou a nutricionista e diretora do Departamento de Alimentação Escolar, Laura Maria Iatskiu Vasconcelos.
Além disso, Laura destacou ainda que além dos alimentos serem mais frescos, a proposta também alavanca a economia, diversificando a produção. Assim, a merenda escolar tem como objetivo a educação alimentar com a função de ensinar o paladar das crianças com diversos alimentos.
REDE MUNICIPAL
O peixe foi servido aos 18 mil alunos da rede de ensino de Guarapuava em diferentes cardápios. “Entendemos que o cardápio que servimos para eles é uma formação de hábitos alimentares na infância, quanto mais saudável melhor”, reforçou a diretora.
Além disso, para a aluna do Infantil 5, da Escola Municipal Dirce Terezinha Jaeger, Giovana Correia de Lima, as refeições na escola são sempre saborosas. “Eu sempre como na escola, eu gostei hoje do peixe, nunca tinha comido assim”, declarou.
Em Guarapuava, os cardápios são elaborados mensalmente por nutricionistas do Departamento respeitando a critérios para o desenvolvimento das crianças, como faixa etária, hábito alimentar regional e sazonalidade dos produtos.
Por fim, as escolas oferecem alimentação de acordo com os turnos atendidos, sendo período integral ou parcial e Centro Municipal de Educação Infantil (CMEIs).
Leia outras notícias no Portal RSN.