Equipes da Companhia de Serviços Serviços de Urbanização de Guarapuava (Surg) se deparam diariamente com peixes jogados em lixeiras. A pesca ilegal ocorre no Parque do Lago, no Centro, e na Lagoa Dourada, no bairro Boqueirão. Nesse local, grande quantidade de lixo se acumula diariamente em volta e dentro da lagoa. Conforme informações repassadas ao Portal RSN, pessoas estão pescando no período noturno. Entretanto, em vez de levarem os peixes para casa, jogam nas lixeiras.
Vale lembrar que a pesca em parques públicos específicos ocorrem no Dia do Trabalhador, 1º de Maio. Todavia, essa atividade integra a programação oficial elaborada pela Prefeitura. Fora desse dia, não se pode pescar.
Assim, além da pesca predatória, segundo moradores, o mau cheiro toma conta do lugar. “É peixe podre, lixos de todas as espécies que sujam um lugar público. Entretanto, até pouco tempo, as pessoas faziam caminhadas, as crianças brincavam. Agora nada disso está possível”. Outra moradora, que também pediu para não ser identificada lembra que a Associação de Moradores e pessoas da comunidade plantaram flores e árvores no entorno da Lagoa Dourada. “Arrancaram tudo”, comenta.
O Portal RSN tentou contato com o presidente da Associação de Moradores, mas sem êxito.
Leia outras notícias no Portal RSN.