22/08/2023


Cotidiano Região

Pela 1ª vez, Centro de Prudentópolis não alaga, diz Defesa Civil

Prudentópolis investiu em medidas preventivas e também na conscientização da população. Apenas uma comunidade sofreu, mas com granizo

prudentopolis

Moradores de Rio de Areia sorem por causa da chuva de granizo (Foto: Ascom/Prefeitura de Prudentópolis)

Apesar da chuva de granizo que atingiu Prudentópolis nas últimas horas, pela primeira vez o Centro da cidade, ficou sem alagamentos. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Darlei Grando, isso está sendo possível porque houve investimentos na prevenção. “A gente sabia da previsão de fortes chuvas e ventos. Então fizemos um trabalho junto à população e pela primeira vez deu certo”. Desde o começo da semana, os trabalhos de prevenção começaram. Em vídeo enviado ao Portal RSN, Darlei já dava um panorama das chuvas. “O controle das comportas do Lago Municipal estão abertas desde o último dia 4”.

Conforme Darlei, de todas as comunidades do interior, apenas Rio da Areia não escapou da chuva de granizo. Localizada debaixo da Serra da Esperança, ali perto da praça de pedágio, a comunidade teve 15 casas afetadas. “Todas receberam assistência da Defesa Civil e da Prefeitura”.

Município cortado por vários rios vicinais, bueiros e pontes estão submersos em algumas localidades. No entanto, segundo Darlei, nenhuma comunidade encontra-se isolada. “Ainda não temos um levantamento dos estragos, mas sabemos que há pontes e bueiros danificados”. Conforme Darlei, o Rio dos Patos, que corta o município e que é o maior, não incomoda. “Os vicinais, que são muitos, é que transbordam”.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas  de Desastres Naturais (Cemaden), somente nas últimas 24 horas choveu 20,8 milímetros em Prudentópolis. Já o acumulado dos últimos sete dias soma 149 milímetros de chuva. *Veja o vídeo

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo