22/08/2023
Segurança

Pela 3ª vez, Gilvan é convocado para ser ouvido por Comissão Processante

imagem-91962

* Da Redação

Pela terceira vez o prefeito afastado de Prudentópolis, Gilvan Pizzano Agibert (sem partido), foi intimado para comparecer à Câmara de Vereadores em uma oitiva da Comissão Processante que investiga possíveis irregularidades cometidas em sua gestão.

A oitiva do prefeito afastado Gilvan Pizzano Agibert e de suas testemunhas de defesa foi marcada pela CP para a próxima terça feira (19), a partir das 14h00, no Plenário da Câmara Municipal de Prudentópolis.

Esta nova oitiva foi marcada em virtude de que a defesa de Gilvan entrou com pedido de liminar suspendendo os trabalhos da comissão na justiça local, alegando que a mesma indeferiu apresentação de atestado médico apresentado pelo denunciado na data da sessão do último dia 30 de abril, justificando a sua ausência em virtude de problemas de saúde. Segundo a alegação, inicialmente se tratava de mera consulta eletiva, mas, após, houve internação do mesmo pelo seu médico, na Santa Casa de Curitiba,  como forma de compensar e evitar complicações mais comprometedoras à sua saúde.

Ao analisar seu pedido, a justiça entendeu que, mesmo com a nomeação de defensor dativo para o ato de oitiva, verificou-se prejuízo à sua defes, já que expressou pleno desejo em acompanhar o depoimento das testemunhas e de ser interrogado pela comissão, visando esclarecer os fatos. A liminar expedida pelo Dr. Ronney Bruno dos Santos Reis, Juiz da Vara Cível da Comarca de Prudentópolis no último dia 07, determinou a suspensão de todos os trabalhos desta comissão número 002/2015.

Após verificar os argumentos da defesa e do pleno interesse do denunciado em prestar depoimento e acompanhar as testemunhas, a comissão então decidiu pela anulação de todos os atos e desta sessão do último dia 30 de abril, visando possibilitar ampla defesa e ao contraditório ao denunciado. Para isso, encaminhou comunicado à justiça informando da anulação do ato e solicitando a revogação da decisão liminar, o que foi concedida neste dia 12 de maio. Após esta anulação, foi marcada esta nova data do dia 19 para sessão de oitiva do denunciado e testemunhas.

Os Vereadores Valdir Krik, Presidente e Marcos Vinício dos Santos, Relator, dirigiram-se novamente à Capital do Estado e Ponta Grossa, onde intimaram novamente as testemunhas. Por notificação extrajudicial, foi intimado o denunciado sobre esta nova sessão, que é aberta ao público. Foram notificadas as testemunhas Luis Antonio Bertussi Filho, Florido Antonio Kovalski, José Antonio Costa, Roberto Cezar Pinto, e Leandro Gomes da Silva; assim como a notificação do processado Gilvan Pizzano Agibert para que compareça ao ato a fim de prestar seu depoimento pessoal como pretendido pelo mesmo nos termos de sua ação judicial.

Esta Comissão Processante número 002/2015 foi a primeira a ser instalada pela câmara, após receber denúncia do cidadão Mauro Luiz Mhel, embasado nos fatos da prisão em flagrante e suposto recebimento de propina da empresa Transresíduos pelo denunciado Gilvan Agibert, em ação realizada pelo Grupo GAECO na Capital do Estado.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.