Uma pesquisa de janeiro de 2025, divulgada pela Genial/Quaest nesta segunda (27), revela uma queda de 5 pontos percentuais na aprovação do governo Lula. Ou seja: passando de 52% para 47% em um mês. Pela primeira vez, desde o início da série histórica, a desaprovação ultrapassa a aprovação. O levantamento também aponta um aumento na avaliação negativa, com a taxa de insatisfação subindo de 31% para 37%, refletindo as dificuldades enfrentadas pelo governo em um cenário de instabilidade política e econômica.
A alta nos preços dos alimentos e a ‘fake’ sobre a regulação do Pix, conforme a pesquisa, surgem como as principais causas da insatisfação. A inflação alimentícia, especialmente, tem impactado mais as camadas vulneráveis da população. Mesmo com as tentativas do governo de controlar a inflação, os resultados ainda são vistos como insuficientes. A polêmica sobre o Pix, com 66% dos entrevistados acreditando que o governo errou, também contribuiu para o descontentamento. A medida foi vista como uma tentativa de controle do setor financeiro, gerando resistência. Nos primeiros dias do ano, entraram em vigor normas da Receita Federal sobre a fiscalização das transações financeiras usando o Pix.
DIFICULDADE DE COMUNICAÇÃO
Além dos bancos tradicionais, que desde 2003 já enviavam informações consolidadas sobre as movimentações financeiras de clientes ao fisco, bancos digitais, aplicativos de pagamento e outras ‘fintechs’ também teriam de passar a reportar os dados à Receita. Mas o que parecia ser uma mudança corriqueira, se transformou em pesadelo para o Planalto. Uma campanha contrária encampada por influenciadores digitais e membros da oposição ao governo do presidente Lula da Silva passou a circular nas redes sociais. E o governo levou uma semana para revidar. Trata-se de uma demontração de que Lula enfrenta dificuldades em manter a comunicação eficaz, o que está fragmentando sua base de apoio.
Reflexo disso encontra-se na pesquisa com 43% dos entrevistados percebendo uma cobertura mais negativa sobre o governo na mídia. Historicamente hábil em se comunicar diretamente com o povo, Lula enfrenta agora uma crescente insatisfação, refletida na queda da aprovação. O que se percebe é que uma desconexão entre o discurso do governo e as necessidades da população. As medidas tomadas não têm gerado o impacto esperado, alimentando o descontentamento.
Para reverter esse cenário, Lula precisaria ajustar as mensagens e ações, demonstrando estar à frente dos desafios. Caso contrário, a erosão da popularidade dele tende a continuar. De acordo com o diretor da Quaest, Felipe Nunes, em postagem no X, “vai ser preciso mais do que uma mudança de comunicação para mudar a rota desses indicadores. Política e gestão terão que andar acompanhados com a comunicação para que uma mudança real possa dar novo rumo ao governo”.
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