22/08/2023
Cotidiano

Perfil do idoso será debatido em Guarapuava

imagem-26331

O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), em parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), promovem no dia 15 de junho uma reunião para debater sobre o perfil do idoso no município de Guarapuava, principalmente, no que diz respeito à política de saúde. O evento será na Sala de Eventos do Campus Santa Cruz, da Unicentro, em Guarapuava, a partir das 8h30.
 
Além de promover a discussão sobre o perfil dos idosos e divulgar o dia de combate a violência contra o idoso, o evento objetiva tornar mais acessíveis e coletivas as discussões que ocorrem no CMDI, servindo, ainda, como divulgação aos grupos de terceira idade, instituições que trabalham com o idoso e para a mídia.
 
Durante a reunião, a professora Calíope Pilger, do Departamento de Enfermagem da Unicentro, detalhará o seu trabalho de mestrado, intitulado “Conhecendo o idoso na comunidade: subsídios para a equipe e para os serviços de Saúde, Guarapuava-PR”.
 
De acordo com a professora Calíope, o objetivo do trabalho é analisar o perfil sociodemográfico e de saúde do idoso residente em Guarapuava, através de um estudo transversal, com dados de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos residentes no município, cadastradas nas 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Dos 5508 idosos cadastrados, foram selecionados 359, por meio de amostragem estratificada proporcional, para coleta de dados, onde foram constatados diversos números, que serão apresentados na reunião.
 
A professora também explicou que, além da importância da capacitação profissional, de conhecer as reais necessidades dos idosos, o perfil traçado com o trabalho é um componente essencial para a geração de indicadores que não são obtidos em outras fontes de dados e que são essenciais para planejamento das ações dos gestores, lideres políticos e profissionais da saúde.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.