A Pérola do Oeste, concessionária de transporte coletivo de Guarapuava, realizou recentemente um treinamento com motoristas e cobradores envolvendo a acessibilidade no transporte coletivo. A iniciativa faz parte do programa de capacitação anual da empresa, que envolve tanto questões técnicas do dia a dia, bem como o atendimento ao cliente.
O principal objetivo do evento, realizado em parceria com a Associação dos Deficientes Físicos de Guarapuava (ADFG), foi humanizar as relações entre os operadores do sistema e clientes que necessitam de auxilio para utilizar o transporte coletivo. Para Acir José da Luz, representante da ADFG, iniciativas como estas são fundamentais para que se tenha consciência das dificuldades e limitações que um cadeirante e um cego enfrentam. “Ações deste gênero são capazes de fazer com que se possa sentir o que o um deficiente sente”, explica. Para isso, a metodologia do treinamento incluiu atividades práticas, onde os funcionários foram colocados na condição de cadeirantes.
Para Marcos Padilha, encarregado de Tráfego da concessionária, a proposta da atividade foi orientar para a forma correta de atender esse público, garantindo a segurança no embarque, desembarque e ao longo do trajeto. Além disso, o profissional destaca a importância da conscientização dos demais passageiros sobre as necessidades de um deficiente. “Podemos melhorar a qualidade do serviço a medida em que cada um auxilia o próximo, em prol da coletividade”.