22/08/2023
Economia Guarapuava

Pesquisa aponta crescimento de 1,26% nas vendas em Guarapuava

A pesquisa ouviu 73 comerciantes do município. 5% afirmaram que estão desanimados, 57% estão preocupados e 38% se sentem animados

Pesquisa aponta crescimento de 1,26% nas vendas em Guarapuava (Foto: Reprodução/Pixabay)

Uma pesquisa da Federação das Associações Comerciais do Paraná (Faciap) apontou um crescimento de 1,26% nas vendas de fim de ano em Guarapuava, em relação a 2022. O estudo ouviu 73 comerciantes do município, entre os dias 26 e 28 de dezembro.

De acordo com a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig), a pesquisa ocorreu pelo instituto Datacenso com 564 comerciantes em todo o Paraná. Além disso, ainda revelou que os comerciantes estão preocupados com a economia, mas têm boas expectativas para os negócios.

Conforme as informações, para a maioria dos empresários paranaenses, as vendas de Natal de 2023 foram equivalentes ao ano de 2022. Entretanto, uma parcela significativa dos comerciantes informou que o resultado foi superior. De modo geral, a pesquisa aponta que o desempenho das vendas foi positivo no estado, demonstrando um crescimento de 1,12%.

FORMAS DE PAGAMENTO

Em Guarapuava, as formas de pagamento coincidiram com as expectativas da pesquisa de intenção de compras antes do Natal. A forma mais utilizada seria o cartão de crédito a prazo.

A prazo com cartão de crédito: 38%
À vista cartão de crédito: 10%
À vista Pix: 29%
À vista débito: 24%

ESTRATÉGIAS E PROMOÇÕES

De acordo com a pesquisa, em relação à promoção de vendas no geral os comerciantes guarapuavanos usaram recursos de descontos para incentivar as compras.

Promoções e desconto no geral: 38%
Promoções de pacotes ou combos 19%
Preços promocionais em produtos complementares: 10%
Cupons de desconto: 5%
Cadastro ativo com clientes para informá-los sobre novidades, produtos e serviços: 24%
Treinamento e capacitação da equipe para atendimento: 10%
Outras citações: 14%
Nenhuma: 24%

EXPECTATIVA PARA 2024

Conforme a Faciap, o estudo ainda mostra que 5% dos comerciantes de Guarapuava estão desanimados, 57% estão preocupados e 38% se sentem animados para as vendas neste ano. Além disso, apesar de pesquisas nacionais apontarem queda no poder de compra de consumidores, este estudo mostra aumento nas vendas no Paraná.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.